O número de adolescentes envolvidos com o tráfico de entorpecentes aumenta de forma assustadora na Capital. Em alguns dias, chega a superar o número de adultos presos por crime semelhante. Na sexta-feira, policiais militares estouraram duas bocas de fumo chefiadas por adolescentes e que funcionavam em bairros diferentes de Cuiabá. No bairro São Sebastião, os PMs detiveram um adolescente de 17 anos que estava com uma trouxona de pasta-base de cocaína, além de R$ 41 em notas miúdas caracterizando o tráfico. A detenção do garoto ocorreu, nesta sexta-feira, por volta das 20 horas durante uma ronda de rotina. Aos policiais, o garoto relatou que havia comprado mais entorpecentes de uma traficante que age no centro de Cuiabá e havia vendido quase tudo. Acrescentou que já havia vendido quase tudo para usuários do bairro. Horas antes, outros policiais detiveram um garoto de 16 anos que traficava no Bairro Tijucal. Ele tentou se livrar de uma mochila com drogas, jogando-a por cima do muro de uma residência. O morador viu e entregou para os PMs. Com o adolescente, os policiais apreenderam uma trouxinha de maconha e duas porções grande de ácido bórico, utilizado para batizar cocaína aumentando a quantidade. Os dois garotos foram levados para o Plantão Metropolitano da Capital onde assinaram um termo de ato infracional equivalente ao flagrante por tráfico de entorpecentes. Os policiais acrescentaram que não estão contabilizados os adolescentes detidos sob acusação de uso de entorpecentes que geralmente é o dobro se comparado com os menores detidos por tráfico. (AR)