NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

POLÍCIA
Quarta-feira, 30 de Abril de 2008, 21h:25

MALIK DIDIER

Miro será julgado no dia 20, em Cuiabá, por matar vigias

O assaltante Miro Arcângelo Gonçalves de Jesus, de 24 anos, será recambiado do interior de São Paulo para Mato Grosso para ser julgado, no próximo mês, pelo assassinato de dois vigias da Escola Estadual Malik Didier, no bairro Pedra 90, ocorrido há quase cinco anos. Miro está preso há mais de dois anos na penitenciária de Valparaíso, nas proximidades de São José do Rio Preto, interior paulista. Em 2005, ele foi preso em flagrante num assalto a banco. O julgamento de Miro está marcado para 20 de maio e ocorrerá pelo Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá. Dias antes, policiais da Delegacia de Vigilância e Capturas (Decap) se deslocarão até o interior paulista para trazê-lo. Haverá um forte esquema de segurança, uma vez que o assaltante é um especialista em fuga. Miro é acusado de assassinar com vários tiros os vigilantes Nelson Batista de Oliveira, 22 anos, e Anivaldo Brás, 37, dentro da escola estadual Malik Didier, no bairro Pedra 90. O terceiro vigia, Joaquim Domingos da Silva, foi baleado, mas sobreviveu. Caso seja condenado, ele pegará uma pena de cerca de 30 anos, levando em conta que foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por homicídio duplamente qualificado – motivo fútil e recurso que dificultou a defesa por parte das vítimas. Testemunhas disseram que Miro teria se aproximado do portão do colégio e perguntado por uma aluna. Ao perceberem que o homem estava armado, os três vigias tentaram correr para dentro do pátio da unidade escolar. Nelson conseguiu correr cerca de dez metros até que foi atingido com um tiro no pescoço. Seu colega de serviço, Anivaldo, levou um tiro nas costas e caiu próximo à entrada do colégio. Na ocasião, Anivaldo estava trabalhando na escola há cerca de seis meses e, assim como Nelson, fazia parte da Cooperativa de Vigilantes de Mato Grosso (Coovilmat). Ele tinha dois filhos. Nelson morava também na região. Os vigias são as únicas vítimas de assassinato ocorridas em escolas públicas da Grande Cuiabá desde então. Tantos as escolas estaduais como municipais da Capital usam vigias, mas somente nas estaduais atuam armados. Caso seja condenado, Miro deverá ficar cumprindo pena na Penitenciária Regional de Pascoal Ramos. A polícia não informou há quanto anos o jovem foi condenado pelos outros crimes – por roubo, tanto em Cuiabá como em São Paulo. FUGITIVO - Miro Arcângelo é um especialista em fuga e sua escolta de São Paulo até Cuiabá será reforçada. A última ocorreu em 2004, justamente da Penitenciária de Pascoal Ramos. Em outubro de 2003, ele fugiu do Fórum Criminal durante audiência na 12ª Vara Criminal de Cuiabá, justamente onde tramitou o processo em que foi denunciado nos assassinatos dos dois vigias. Na ocasião, ele chegou a se jogar na parte de baixo da porta de vidro da entrada do prédio antigo. Policiais militares chegaram a atirar contra o vidro, mas não conseguiram intimidá-lo. Havia muitas pessoas no momento da fuga. Os militares fizeram rondas nas proximidades, mas o assaltante conseguiu escapar. Cerca de um ano depois, ele foi recapturado numa troca de tiros com policiais no Coxipó e parou no Pascoal Ramos. (AR)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL