Três participantes da comunidade Caçadores de Cones e Placas do Orkut por pouco não foram presos sob a acusação de furtar um cone na avenida Rubens de Mendonça, em Cuiabá. O sinalizador de trânsito estava colocado em frente ao Hipercomper. Os jovens desceram de um Peugeot preto e pegaram o cone, mas policiais militares que passavam pelo local detiveram os três - duas garotas de 20 anos e um rapaz de 19. A detenção ocorreu no sábado à tarde. Na Delegacia do Complexo do Planalto, eles alegaram que se tratava de uma brincadeira, pois estavam seguindo os colegas de outros estados que pegavam os cones na rua. O delegado plantonista, no entanto, só não levou o caso adiante porque se tratava de um único cone. Caso contrário, seriam autuados em flagrante por furto simples. Os jovens ficaram cerca de três horas detidos à espera da liberação e um deles chegou a chorar. O cone é um instrumento de trânsito. É colocado nas ruas para disciplinar os motoristas. Não é um brinquedo que as pessoas podem levá-los para casa, observou um policial. Os jovens explicaram que viram no grupo do site de relacionamento Orkut várias comunidades que falam sobre furtos de cones. Um dos tópicos relata como roubá-los. Então, eles partiram para a aventura e resolveram furtar o primeiro que encontraram. O site só não explicava como se livrar dos policiais que aparecem no momento do furto. No site de relacionamento existem hoje nove comunidades que incitam os jovens a furtar cones. Num dos tópicos de Caçadores de Cones e Placas, os participantes relatam quantos cones e placas já levaram para casa. Um dos internautas chegou a relatar que possui 14 cones, todos furtados. Esse é o segundo caso de furto de cones praticados por jovens de classe média. No dia 27 do mês passado, um grupo de estudantes de Direito da Univag furtou sete cones que estavam na avenida Fernando Corrêa. Após colocá-los no automóvel, acabaram detidos por policiais militares que faziam rondas pelas proximidades e levados para a Delegacia do Complexo do Planalto. Os seis foram acusados de furto. A detenção ocorreu ontem, por volta da meia-noite. Os estudantes contrataram um advogado que conseguiu provar ao delegado de plantão não se tratar de um furto, mas de farra de estudantes. É um crime de bagatela. Os estudantes saíram de uma festa de aniversário, lembrou. Conforme o advogado, os estudantes saíram de um boliche onde comemoravam o aniversário de uma das garotas. Ao passar em frente do supermercado Comper, pararam o Fiat Stilo e resolveram pegar os cones deixados pela PM. Os estudantes tiveram que amanhecer na Delegacia, pois o delegado plantonista despachou a ocorrência somente no início da manhã, já que havia na frente ocorrências de prisões em flagrante. (AR)