POLÍCIA
Terça-feira, 21 de Outubro de 2014, 20h:47
A
A
CUIABÁ
Já foram cinco latrocínios este mês
A Polícia registrou de janeiro deste ano até hoje 13 roubos seguidos de morte e mais da metade deles ocorreram somente em Outubro
ADILSON ROSA
Da Reportagem
A Polícia registrou cinco latrocínios (roubo seguido de morte) em 21 dias de Outubro em Cuiabá. Isso representa mais da metade de tudo o que ocorreu nessa modalidade de roubo no ano inteiro de janeiro a setembro foram oito roubos seguidos de morte, totalizando 13 casos. No mês, de cada cinco assassinatos, um, foi latrocínio. Dados da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa da Capital apontam que foram 24 assassinatos na Capital em 19 dias de outubro. Para policiais plantonistas, não há motivo plausível para tantos roubos seguido de morte, mas um dos motivos para a consumação do latrocínio seria o fato das vítimas reagirem conforme relato de testemunhas. A reação por parte da vítima não significa que ela tentou tomar a arma e entrar em luta corporal. Às vezes, um pequeno gesto, para o ladrão significa reação. Na lista dos latrocínios, infelizmente, há relatos de vítimas que reagiram mesmo, explicou um policial. Ele se referia no caso do aposentado do Exército Paulo Souza Nunes, de 67 anos que, para salvar as duas netas de um estupro seguido de assalto em sua própria casa, se armou com um facão e partiu para cima dos criminosos. Um deles, que estava armado com um revólver atirou no aposentado que morreu na sala de residência no bairro Goiabeiras. Outro caso em que os ladrões atiraram temendo reação da vítima foi no latrocínio que vitimou o empresário da área de eventos José Aparecido Bravo, 53, que vistoriava a obra de reforma de sua residência no Bairro Santa Cruz. Rendido por três assaltantes, ele havia entregue dinheiro, jOias e outros objetos. Durante a ação criminosa, o celular dele tocou e ao atender, um dos ladrões entendeu que estaria reagindo ou poderia informar que estava sendo assaltado e atirou cinco vezes. Em se tratando de celular, o estudante Jemerson marques Martins 18anos, foi assassinado no bairro da Lixeira com um tiro de revólver durante um assalto onde um casal numa motocicleta o rendeu. Os ladrões exigiram seu celular e ele teria reagido. O homem que estava armado atirou matando o jovem no local. O estudante teria tirado o celular do bolso e isso teria sido interpretado pelo assaltante como uma reação e atirou. Em seguida, a cúmplice subiu na garupa e eles fugiram sem nada levar.