POLÍCIA
Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2011, 20h:43
A
A
PARAGUAI-MT
Garoto é pego com 30 Kg de maconha
Um adolescente de 15 anos foi preso anteontem em Maracaju (MS) com quase 30 quilos de maconha que saíam de Ponta Porã (MS) e seriam entregues para traficantes de Cuiabá. A prisão ocorreu por volta das 18h30, na MS-164, após policiais rodoviários federais fazerem uma abordagem de rotina num ônibus que fazia a linha Ponta Porã-Campo Grande. O garoto, que mora no Paraguai, não informou quanto receberia pelo transporte, conhecido como mula. Segundo policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), durante uma vistoria no bagageiro externo do ônibus, a droga estava escondida numa mala azul. Os quase 30 quilos de maconha estavam distribuídos em 22 tabletes. Ao fazer a conferência da mala, os policiais descobriram que o dono do entorpecente era um adolescente de 15 anos, que mora em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. No momento da abordagem o adolescente apresentou uma carteira de identidade falsa e informou ter sido contratado para levar a droga de Ponta Porã até Cuiabá. Só não disse quem o contratou e quanto receberia, explicou um policial. Segundo policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Capital, esse esquema é o mais utilizado por traficantes que abastecem a Grande Cuiabá de maconha. Lembraram que o entorpecente vem do Paraguai através do Mato Grosso do Sul. Em alguns casos, é buscado numa espécie de depósito em Campo Grande e as mulas utilizam ônibus para o transporte. É um belo carregamento. Quase 30 quilos, dá para abastecer muitas bocas-de-fumo da Grande Cuiabá. E isso acontece com frequência. E agora sempre com carregamento de vários quilos, frisou um policial plantonista. O policial lembrou que, na semana passada, foram apreendidos 27 quilos de maconha prensada e em forma de tabletes numa casa do bairro Pedregal, em Cuiabá. No local, os policiais prenderam um adolescente de 17 anos, irmão do traficante procurado por policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Com o garoto foi apreendido um tablete com cerca de 50 gramas da droga. Na casa funcionava uma espécie de atacadão da droga, responsável pelo abastecimento de várias bocas-de-fumo da Grande Cuiabá. De acordo com a delegada Cleibe de Paula, titular da DRE, essa quantidade de droga vem do Paraguai, via Mato Grosso do Sul, chegando de ônibus, automóvel e outros tipos de veículos. Essa quantidade apreendida, com certeza faz parte de um grande carregamento, frisou. A delegada lembrou que cada grama de maconha apreendida é suficiente para preparar quatro trouxinhas, uma vez que o entorpecente é misturado, aumentando o lucro do traficante. (AR)