POLÍCIA
Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009, 22h:57
A
A
SEM PAZ
Feriado de Natal tem 4 assassinatos
Número diz respeito à Grande Cuiabá, onde mais 4 pessoas provocaram a própria morte. Polícia acha que movimento foi semelhante aos outros anos
ADILSON ROSA
Da Reportagem
O feriadão do Natal deste ano terminou com quatro assassinatos na Grande Cuiabá. Entre sexta-feira e domingo de madrugada, foram dois homicídios na Capital e dois em Várzea Grande. Desse total, em apenas um deles a polícia identificou os autores os demais continuam em investigação. Para policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o período foi relativamente calmo e praticamente idêntico ao dos últimos dois natais que terminaram com três execuções no período. Ainda como mortes violentas, a polícia atendeu quatro suicídios entre as duas cidades. O último homicídio ocorreu no bairro Santa Maria, em Várzea Grande, onde o jovem Emerson Carvalho, de 23 anos, foi asfixiado pelo padrasto, Setembrino de Almeida, de 63, que o segurou para que não invadisse a casa da mãe embriagado como estava. Faixa preta em caratê, o padrasto contou com a ajuda de um amigo que também é lutador de artes marciais. Para policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a morte de Emerson seria um homicídio culposo (sem intenção). Tudo indica que foi uma chave de braço que o padrasto aplicou para imobilizar a vítima, assim como o amigo. Ele (Emerson) era forte fisicamente e pode ter exagerado na força, observou um policial que participa das investigações. Segundo o padrasto, o enteado queria comprar bebida alcoólica e, como é evangélico, não permitiu que o rapaz bebesse ainda mais. A partir daí, segurou o enteado. Ele (Emerson) é forte. A gente o amarrou, teve convulsão, completou o acusado. Em seguida, a família percebeu que a vítima estava morta. O delegado Antônio Esperândio deverá ouvir o padrasto de Emerson nos próximos dias. MISTÉRIO Um homem ainda não identificado morreu no sábado à tarde, no Pronto-Socorro de Cuiabá (PSC), onde estava internado há quatro dias. No domingo de madrugada, ele foi espancado em frente à praça Maria Taquara, onde os bares funcionam durante a madrugada. Encontrado caído com várias pancadas na cabeça, foi levado pelo Samu ao PSC. O que temos é que a vítima foi espancada com uma barra de ferro que atingiu a cabeça. Provavelmente, pode ser uma perna de mesa de algum bar das proximidades, explicou um policial da DHPP que participa das investigações. A princípio, a vítima seria um andarilho que dormia na região central. O delegado Antônio Carlos Garcia, de plantão na DHPP, informou que tem poucas informações a respeito do crime. Quando fazemos a liberação (do corpo para exame de necropsia) no PSC, quase não temos detalhes do crime. Neste caso, é pior ainda porque ocorreu no Centro, onde as pessoas estão de passagem, frisou.