POLÍCIA
Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008, 20h:48
A
A
ROTA BRANCA
Desbaratado esquema de tráfico em MT
Operação da polícia resultou em 21 presos em 3 cidades mato-grossenses. Bando é acusado de recepcionar droga em Cáceres e distribuir pelo país
ADILSON ROSA
Da Reportagem
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu 21 pessoas durante a Operação Rota Branca, desencadeada em cinco cidades do Estado. Foram presas nove pessoas em Cáceres, oito em Rondonópolis, três em Cuiabá e uma em Primavera do Leste, todos envolvidos com o tráfico de drogas. Cerca de 130 policiais partiram para cumprir 35 mandados de busca e apreensão e 28 de prisão. Os nomes dos presos não foram divulgados, mas, entre eles, está um advogado. As cidades de Várzea Grande de Campo Verde ainda foram alvo da operação. Segundo o diretor de Polícia do Interior, delegado Elias Miguel Daher, pelo esquema, a droga era trazida da Bolívia para Cáceres. De lá, era distribuída em três frentes Cuiabá, Rondonópolis e Campo Verde. E dessas cidades, transportadas para outros estados, principalmente da região Sudeste. Além de automóveis, os ladrões usavam os Correios para enviar a droga. Em Cuiabá, os policiais, que começaram a busca por volta das 6 horas, apreenderam cerca de R$ 25 mil em espécie, guardados numa cômoda do guarda-roupa da casa, além de 390 euros e outras moedas. Uma das suspeitas é que os traficantes recebam o pagamento em outras moedas além do real. Elias Daher lembrou que existe um número maior de mandados de busca porque muitos dos envolvidos possuem mais de um domicílio na mesma cidade ou cidades diferentes. O delegado adiantou que, desta vez, nenhum dos presos é policial civil ou militar. Durante as investigações, as apreensões de drogas ocorreram em pequenas quantidades sempre abaixo de 10 quilos. Através da prisão dessas pessoas, chegava-se ao esquema de funcionamento da quadrilha e principalmente em relação aos seus integrantes e líderes. A partir daí, a pessoa se tornou alvo das investigações. Fechamos o cerco e pedimos a prisão provisória dessas pessoas, todas sob acusação de associação ao tráfico. É claro que no decorrer das investigações chegaremos a mais envolvidos, explicou o diretor do Interior. Para ele, a operação é mais um duro golpe para o narcotráfico. A última apreensão de drogas ligada ao bando ocorreu anteontem, em Cáceres, onde dois quilos de cocaína foram retirados de circulação e duas pessoas presas. Uma semana antes, uma adolescente de 17 anos foi flagrada com um tablete de quase três quilos. No mês passado, foram apreendidos 2,7 quilos de cocaína em Rondonópolis, que estavam numa caixa de Sedex. Conforme o delegado, as investigações começaram há cerca de cinco meses e foi uma junção entre outras duas operações que investigavam a rota entre Cáceres e Cuiabá e Cáceres e Rondonópolis. A partir daí, os policiais descobriram que se tratava de uma mesma organização criminosa responsável pela distribuição de cocaína para várias partes do país, a partir de Cáceres. Todos estão com a prisão temporária decretada por 30 dias.