Para evitar o assalto após fazer um saque numa agência bancária, a polícia tem uma única solução ao cliente procurar uma unidade policial mais próxima e solicitar segurança. Neste caso, a pessoa recebe orientação e segurança para não ser surpreendida por policiais. Outra dica é parar o carro numa Delegacia de Polícia ou mesmo num posto policial. A pessoa fica na unidade policial alguns minutos, pede alguma informação qualquer e sai. Os ladrões não vão perseguir a pessoa próxima da polícia, observou o delegado Hamilton Cesar de Camargo, da Delegacia do Complexo do Verdão, que investiga o maior número de saidinhas de banco ocorridas em Cuiabá. Segundo o delegado, os bancos lavam as mãos quando se trata de saidinha de banco. A alegação é que os bancos consideram uma questão externa, fugindo de sua alçada. Em relação ao videomonitoramento realizado pelas câmeras da Sejusp instalada nas ruas, são imagens em tempo real e não fazem gravação. Em alguns casos, em que chama a atenção do responsável pelo monitoramento, é possível fazer um enquadramento no caso de uma pessoa sendo rendida por um assaltante - e chamar policiais mais próximos. Mas isso é uma situação rara, frisou o delegado. (AR)