NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

POLÍCIA
Terça-feira, 15 de Janeiro de 2013, 20h:55

VIOLÊNCIA

Assassinos de PM queriam roubar arma

O sargento aposentado Amaral Campos Martins, de 49 anos, foi a terceira vítima, em poucos dias; na quadrilha há menores de idade

ADILSON ROSA
Da Reportagem
Os quatro autores do latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou o sargento da PM aposentado Amaral Campos Martins, de 49 anos, anteontem à tarde, tinham como foco roubar a arma da vítima. Desde o final do ano, essa foi a terceira arma roubada pelos bandidos que pretendiam fazer um verdadeiro arsenal a fim de alugá-lo para outros bandidos do bairro. No dia 31 de dezembro, o grupo rendeu um policial civil e tomou dele uma pistola ponto 40. Quatro dias depois, eles renderam um segurança de uma empresa particular e também tomaram seu o revólver. “As informações que temos é que essa quadrilha pretendia roubar mais armas. Do PM vítima de latrocínio, tomaram o revólver dele”, explicou um policial que participa das investigações. A arma do policial e o revólver utilizado para atirar no militar também não foram recuperados. O sargento Amaral foi executado com um tiro de revólver quando fazia escolta de um caminhão de refrigerantes no bairro São João Del Rey, na tarde desta segunda-feira, em Cuiabá. Horas depois, policiais militares prenderam apenas um dos suspeitos. Trata-se de um adolescente de 15 anos que foi detido dentro de uma residência no próprio bairro. Os demais envolvidos no crime, conhecidos como “Hugo Dedo”, “Calango” e “Picapau”, conseguiram escapar. Durante o latrocínio, menor estava armado com uma pistola ponto 40 roubada do policial civil no dia 31 de dezembro, no mesmo bairro. A arma foi apreendida com a diarista Rosimeire Silva, de 18 anos, autuada por receptação. Segundo policiais militares que atenderam a ocorrência, os quatro assaltantes renderam o PM no momento em que o caminhão havia parado em frente a uma revendedora de bebidas. “A gente viu o caminhão parado e ele (Hugo) me passou a pistola. E ele (Hugo) enquadrou o policial, que fez menção de colocar a mão na cintura. Então, atirou no cara”, relatou o adolescente, após confessar a participação no crime. Ao ver o PM baleado, o outro integrante do bando se aproximou dele e pegou a arma, um revólver calibre 38, que não foi recuperado, assim como o revólver usado por Hugo para atirar na vítima. “Não recuperamos a arma roubada nem a arma usada para atirar no PM”, reforçou um policial. De lá, o adolescente correu para a casa de Rosimeire, onde os PMs apreenderam a pistola roubada. Policiais militares disseram que o sargento foi para a reserva recentemente e estava trabalhando na escolta dos caminhões que possuem um cofre na parte de baixo para o transporte de valores, uma situação comum para policiais aposentados. “Ele [o sargento] estava trabalhando no ramo de segurança, prestando assessoria naquilo que entendia e muito bem”, relatou um colega.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL