MUNDO
Terça-feira, 05 de Junho de 2012, 13h:23
A
A
BRASILEIROS/ESPANHA
Rei promete uma melhor receptividade
Brasileiros vem enfrentando dificuldades para entrar na Espanha.O Brasil adotou medidas de reciprocidade que aumentaram o rigor para o ingresso de espanhóis
YARA AQUINO
Da Agência Brasil Brasília
Em visita ao Brasil, o rei da Espanha, Juan Carlos I, disse ontem que os brasileiros são bem-vindos ao país e que as autoridades locais estão trabalhando para facilitar a entrada desses turistas. A declaração foi feita antes de almoço com a presidente Dilma Rousseff. Brasileiros vem enfrentando dificuldades para entrar na Espanha. Há dois meses, o Brasil adotou medidas de reciprocidade que aumentaram o rigor para o ingresso de espanhóis no país. Só após a adoção dessas medidas, o governo espanhol concordou em negociar mudanças nas exigências para a entrada de brasileiros. Não quero terminar [o discurso] sem afirmar que os cidadãos brasileiros são muito bem-vindos à Espanha. Nosso país é um dos mais visitados por nossos amigos brasileiros. Sabemos que ocorreram alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades espanholas estão estabelecendo medidas efetivas e agilizando os trâmites para facilitar a entrada dos brasileiros, disse Juan Carlos I. Ao discursar antes do rei, a presidente Dilma Rousseff citou o problema enfrentado por turistas brasileiros para entrar na Espanha. Atribuo importância ao fato de que estamos avançando no encaminhamento de soluções reais para os nossos problemas, por exemplo, para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha. O rei iniciou o discurso em português e, diversas vezes, destacou a relação de amizade entre o Brasil e a Espanha e os laços históricos e culturais entre os dois países. Juan Carlos I também manifestou a disposição do país em receber brasileiros por meio do programa Brasil sem Fronteiras, que concede bolsas de estudos em universidades no exterior. Segundo ele, as empresas espanholas também estão dispostas a conceder estágios para os estudantes brasileiros. A visita de ontem ao Brasil é a primeira viagem do rei ao exterior depois que ele colocou uma prótese no quadril, após um acidente durante caça na África. Por causa disso, Juan Carlos I precisa se apoiar em uma bengala, e não pôde subir a rampa do Palácio do Planalto como ocorre em visitas oficiais de chefes de Estado e de Governo ao Brasil. Após encontro, ontem, em Brasília, com o rei da Espanha, Juan Carlos I, a presidente Dilma Rousseff disse que é preciso uma ação coordenada entre os grandes atores da economia global, e não apenas entre os emergentes, para superação da crise financeira internacional e a retomada do crescimento. Por sua vez, o monarca demonstrou esperança nas políticas de reforma do governo espanhol.