Um porta-aviões americano atravessou no domingo o canal de Suez em direção à região do Golfo, anunciou ontem a Marinha americana, quando as relações entre os Estados Unidos e o Egito sofrem graves tensões. O USS Harry Truman e sua escolta composta por dois destróieres, dois cruzeiros e possivelmente um ou vários submarinos de ataque realizarão nos próximos meses "operações de segurança marítima" e participarão de operações aéreas no Afeganistão, afirma a Marinha em um comunicado. O porta-aviões substituíra na zona o USS Nimitz. ESTRATÉGICA O canal de Suez, de 200 km de comprimento, é uma passagem estratégica entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho para a Marinha americana, e por ele transitam a cada ano quarenta de suas embarcações militares, segundo a V Frota citada pelo jornal USA Today. O canal, que é propriedade do Estado egípcio, foi declarado livre e aberto à navegação, mas os barcos militares americanos se beneficiam de um acesso privilegiado ao não precisarem fazer fila para entrar no canal, como é o caso da maioria das embarcações, segundo o jornal. Esta situação se deve à estreita relação entre os dois países, no âmbito da qual os Estados Unidos entregam a cada ano ao Egito 1,3 bilhão de dólares para ajuda militar.