NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

MUNDO
Terça-feira, 03 de Janeiro de 2012, 19h:44

PALESTINOS E ISRAELENSES

Negociadores retomam diálogo

Os negociadores palestinos e israelenses se reuniram ontem em Amã pela primeira vez em mais de um ano para tentar retomar as conversas diretas de paz que foram congeladas com a decisão de Israel de prosseguir a construção de assentamentos. Saeb Erekat, do lado palestino, e Yitzhak Molkho, do israelense, tiveram o primeiro encontro com representantes dos Estados Unidos, da UE (União Europeia), Rússia e da ONU, que formam o Quarteto para o Oriente Médio, informaram fontes oficiais jordanianas. EXPECTATIVAS Israel e a ANP (Autoridade Nacional Palestina) tinham poucas expectativas sobre essa reunião e afirmaram que o objetivo é explorar a possibilidade de reavivar as conversas de paz interrompidas em setembro de 2010. O negociador palestino disse na segunda-feira em Ramala que o encontro era o primeiro de caráter político desde essa data e o definiu como "uma tentativa para encontrar uma plataforma adequada para relançar o processo de paz". AVANÇO Erekat afirmou que não esperava grande avanço salvo que Israel se comprometa a frear a construção das colônias e aceitar as fronteiras anteriores a 1967 para o futuro Estado palestino. Israel tomou o controle de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia após a guerra de 1967 e a construção de assentamentos nestas zonas tem sido a principal razão do fracasso das últimas conversas de paz.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL