NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

MUNDO
Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010, 09h:51

AVALANCHE

Mais de 60 morrem no Afeganistão

Avalanches mataram ao menos 64 pessoas ontem no norte de Cabul, informaram autoridades afegãs. Cerca de outras 400 pessoas teriam ficado feridas, segundo fontes oficiais. Equipes de resgate recolheram mais 24 corpos dos locais soterrados, mas ao menos outras 40 pessoas também morreram, segundo o ministro afegão do Interior, Hanif Atmar. Outras 2.500 pessoas foram resgatadas de veículos que ficaram isolados devido às nevascas que atingem o país. O Afeganistão que sofre com um rigoroso inverno, de muita neve. Forças afegãs e da coalizão retiraram cerca de 430 feridos, sendo que 180 deles foram levados em helicópteros para a base aérea de Bagram para passar por tratamento médico. Os outros 250 foram levados para hospitais locais, disse o ministro da Defesa, Abdul Rahim Wardak, a jornalistas em coletiva de imprensa em Cabul. As avalanches tiveram início nesta segunda-feira, depois que fortes tempestades de neve atingiram a passagem de Salang, que liga Cabul à cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do país. Cerca de 500 soldados afegãos foram mobilizados para se juntar aos cerca de 400 policiais que agiam no resgate. A coalizão internacional colocou quatro helicópteros à disposição, enquanto o Exército afegão enviou outros dois aparelhos, ambulâncias e escavadeiras. Helicópteros militares lançaram pacotes de comida para pessoas que ficaram ilhadas em estradas bloqueadas pela neve, informou o porta-voz do Ministério do Interior, Zemerai Bashary. Cerca de 300 carros e ônibus ficaram presos em estradas na área montanhosa. Em um comunicado, o presidente afegão, Hamid Karzai, ordenou que os ministérios da Defesa, dos Serviços Públicos e de Controle de Desastres usem "todos os meios possíveis" para desbloquear as estradas e resgatar os que ficaram presos devido às fortes nevascas. Ele também expressou suas condolências às famílias dos mortos e feridos nas avalanches.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL