NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

MUNDO
Sexta-feira, 04 de Maio de 2007, 20h:17

TRATADO NUCLEAR

Iranianos mantêm impasse em negociação

Irã vai inaugurar sua primeira usina de energia nuclear ainda este ano e também vai começar a construir outras duas

Um impasse entre o Irã e a maioria das demais delegações em uma conferência nuclear de 130 países aprofundou-se ontem com terceiro adiamento consecutivo, em três dias, da reunião que deveria definir a pauta do encontro. Em questão, a recusa de Teerã em aceitar a frase "necessidade de obediência total" ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Essa postura vem impedindo a adoção da pauta desde o início da conferência, na segunda-feira. O Irã alega que a expressão poderá fazer do país um alvo durante a reunião, por recusar-se a obedecer a uma determinação do Conselho de Segurança das Nações Unidas para que abandone o enriquecimento de urânio. "Se for resumir em uma frase, é esta", disse um delegado europeu. "Os iranianos estão bloqueando as coisas". Ele disse que a reunião provavelmente será encerrada sem progressos na próxima segunda-feira. O presidente da conferência ofereceu um acordo aos iranianos ontem, mas o governo de Teerã declarou a oferta era insatisfatória. O tratado impede os signatários que não disponham de armas nucleares de adquiri-las, concede-lhes o direito de desenvolver a tecnologia envolvida na fabricação de energia nuclear para fins pacíficos e compromete as potências nucleares signatárias a livrarem-se paulatinamente dessas armas. USINA ATÔMICA O Irã vai inaugurar sua primeira usina de energia nuclear ainda este ano e também vai começar a construir outras duas, afirmou o ministro de Energia, Parviz Fattah, ontem, segundo a agência de notícias oficial Irna. "Neste ano a primeira usina de energia atômica do Irã, com capacidade de 1 mil MW, será inaugurada em Bushehr", disse Fattah, referindo-se à instalação que está sendo construída por russos na cidade portuária ao sudeste do país e que foi alvo de repetidos atrasos. CONTATO LIMITADO Diplomatas dos EUA e do Irã reuniram-se ontem durante uma conferência internacional que visa discutir formas de estabilizar o Iraque, ocorrida em Sharm el Sheik, no Egito. A cúpula inclui representantes dos EUA, do Iraque, da Rússia, da China, do Irã e de países europeus e árabes. O embaixador americano para o Iraque, Ryan C. Crocker, e um alto representante iraniano reuniram-se rapidamente. A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, não dialogou com o ministro de Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki. "A oportunidade [para o encontro] não apareceu (...) eu teria aproveitado essa oportunidade", afirmou Rice. Segundo ela, no entanto, representantes de ambos os países discutiram pontos de vista a respeito do principal ponto da reunião, que é "tornar o Iraque mais seguro".

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL