MUNDO
Quarta-feira, 28 de Junho de 2006, 20h:28
A
A
Grupo palestino anuncia seqüestro de israelense
Um dia após o início de uma operação militar de Israel em Gaza, as Brigadas dos Mártires de Al Aqsa - grupo armado ligado ao Fatah- anunciaram que mantêm em cativeiro um terceiro refém israelense. Tropas israelenses atuam em Ramallah, onde fica a sede do governo palestino, para pressionar pela libertação dos reféns. Cerca de 30 jipes militares israelenses cercaram um edifício na região norte da cidade. O Exército confirmou a operação, mas não forneceu detalhes. Segundo a imprensa local, três pessoas foram detidas e liberadas em seguida. Um comunicado assinado por Abu Fouad, porta-voz das Brigadas em Gaza, diz que o grupo mantém refém um israelense não-identificado de 62 anos, que seria morador da cidade de Rishon Lezion. De acordo com o anúncio, o homem foi seqüestrado na segunda-feira. Segundo o porta-voz da polícia Micky Rosenfeld, há relatos do desaparecimento de um morador de 62 anos da região na segunda-feira. No entanto, a polícia não confirmou o seqüestro. Anteontem, Israel deu início a uma ofensiva militar terrestre na faixa de Gaza para pressionar pela libertação do soldado Gilad Shalit, 19, seqüestrado por terroristas palestinos no domingo em um ataque contra um posto militar em Kerem Shalom, na região da fronteira com Gaza. Anteontem - apenas dois dias depois do primeiro seqüestro - o grupo extremista Comitês de Resistência Popular (PRC, na sigla em inglês) anunciou que mantém como refém o colono israelense Eliyahu Pinchas Asheri, 18, também desaparecido no domingo. Asheri, estudante que mora no assentamento judaico de Itamar, na Cisjordânia, foi visto pela última vez na noite de domingo tentando pegar uma carona perto de Beitar. Ontem, o porta-voz do grupo, Abu Abir, mostrou o documento durante uma coletiva de imprensa em Gaza.