NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

MUNDO
Sábado, 23 de Junho de 2007, 13h:28

IRAQUE

Exército americano anuncia morte de oito

Sete deles morreram em ataques com explosivos e o oitavo não morreu em combate, acrescentou a fonte

O Exército americano anunciou a morte de mais cinco soldados ontem no Iraque, elevando para oito o número de mortes de militares dos Estados Unidos no país no dia de ontem. Sete militares morreram em ataques com explosivos e o oitavo não morreu em combate, acrescentou a fonte. Estas mortes elevam para 68 o número de militares americanos mortos em junho no Iraque para ao menos 3.545 a cifra de soldados ou pessoal engajado mortos no país do golfo desde sua invasão, em março de 2003. A contagem feita pela agência France Presse tem como base números divulgados pelo Pentágono. BRITÂNICO Um soldado britânico morreu sexta-feira após sofrer um ataque a bomba em Basra, no sul do Iraque, informou em Londres o Ministério da Defesa do Reino Unido. O militar pertencia ao Quarto Batalhão de Fuzileiros e morreu em decorrência dos graves ferimentos sofridos no atentado, perpetrado com uma bomba colocada à beira de uma estrada. Com esta morte, sobe para 153 o número de soldados da Forças Armadas britânicas que perderam a vida no Iraque - 118 deles devido a fogo hostil - desde março de 2003, quando começou a invasão liderada pelos Estados Unidos. O Reino Unido tem cerca de 7.100 soldados no Iraque, a maioria deles na Província de Basra. O contingente será reduzido a menos de 5.000 soldados até o fim do ano, segundo anúncio feito em fevereiro pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair. "ALI, O QUÍMICO" O Alto Tribunal Penal iraquiano divulgará hoje seu veredicto no julgamento dos responsáveis do antigo regime de Saddam Hussein, entre eles "Ali, o Químico" - acusado pelo uso de armas químicas contra oponentes do antigo regime do Iraque. JULGAMENTO O tribunal julga os acusados pelo assassinato de mais de 180 mil curdos durante a chamada campanha militar de Anfal, lançada contra a população curda do norte do Iraque entre 1987 e 1988. Na campanha, que durou cerca de sete meses, gás mostarda e agentes que afetam o sistema nervoso foram usados contra os curdos no norte do Iraque. Os curdos compõe cerca de 20% da população do país.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL