O presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou a sua colega chilena, Michelle Bachelet, que ocupa atualmente a presidência da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), de ameaçar a unidade sul-americana ao convidar representantes dos Estados Unidos e do Reino Unido para uma cúpula realizada sábado passado em Viña del Mar (Chile). \"Há alguns progressistas por aí que não entendo [...]. Não é nada bom para a unidade da América do Sul quando a presidente do Chile convoca uma reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos [Joe Biden] e com o primeiro-ministro britânico [Gordon Brown].\" \"São dois representantes dos impérios!\", acrescentou Chávez. \"Creio que isso coloca em perigo a unidade sul-americana.\" Bachelet, Biden e Brown se reuniram na Cúpula de Líderes do Progressismo. O evento ainda contou com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, Cristina Kirchner, da Argentina; e o premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. Chávez fez as críticas ontem ao chegar a Doha, onde é realizada a segunda cúpula entre os 22 países da Liga Árabe e os 12 da América do Sul. Depois de Doha, Chávez viaja a Irã, Japão e China.