NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

MUNDO
Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007, 18h:16

DIPLOMACIA

Bush apóia envio de urânio enriquecido para o Irã

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou ontem que apóia a decisão da Rússia de enviar urânio enriquecido para usinas civis iranianas, pois assim Teerã não necessitaria desenvolver técnicas próprias para fazê-lo. "Se os russos querem fazer isso, o que eu concordo, então o Irã não precisa tomar ciência de como enriquecer o urânio", disse Bush. A Rússia anunciou nesta segunda que acaba de enviar o primeiro carregamento de combustível nuclear para o reator em Bushehr, leste do Irã. AMEAÇA Bush afirmou ainda que o Irã continua uma ameaça, pois insiste na idéia de organizar programas nucleares que poderiam levar a fabricação de armas. Teerã declara que este programa tem fins pacíficos. AMEAÇA À PAZ Mesmo com um relatório de inteligência dos EUA afirmando que o Irã suspendeu seus programas de armamento nucleares no fim de 2003, Bush afirma que "o Irã é uma ameaça à paz. Minha opinião não mudou em relação a esse país. Se alguém tivesse um programa de armamento nuclear, o que me garante que eles não recomecem amanhã?" PRESSÃO Os Estados Unidos vêm pressionando pela aprovação de uma terceira rodada de sanções contra o Irã pelo Conselho de Segurança da ONU. "Eles devem satisfações ao mundo", diz Bush. "O Irã era uma ameaça; é uma ameaça para a paz e continuará ameaçando a paz mundial, se não pararmos de facilitar o enriquecimento", acrescentou o presidente americano.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL