NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

MUNDO
Domingo, 06 de Setembro de 2009, 00h:35

PAQUISTÃO

Ataques militares matam 61 insurgentes

Enquanto isso, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tenta acalmar afegãos depois de ataque aéreo contra civis, quando 92 pessoas morreram

Pelo menos 61 insurgentes morreram ontem em ataques das forças de segurança paquistanesas em duas regiões tribais do noroeste do Paquistão, informaram diversas fontes. No distrito de Khyber, na fronteira com o Afeganistão, o Exército matou 43 fundamentalistas, deteve dois e destruiu um centro de treinamento de um grupo vinculado aos talebans, segundo um comunicado do comando militar paquistanês. "Um importante centro do (grupo extremista islâmico) Lashkar-e-Islam (LI) que estava sendo utilizado como esconderijo e campo de treinamento foi destruído na ação militar", afirmou o Exército na nota. MORTES Neste período, as tropas mataram quase 100 fundamentalistas e detiveram cerca de 70. Na ofensiva de hoje, segundo o comunicado, vários insurgentes ficaram feridos. O LI, que em algumas ocasiões alcançou pactos de não agressão com as autoridades, é um grupo independente, mas vinculado aos insurgentes talibãs, com um amplo histórico de atividades criminosas na região. O LI e o Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP) - movimento que reúne diferentes facções talibãs paquistanesas -, "colaboram há muito tempo na região", disse à Efe o brigadeiro a cargo da operação. O militar destacou que a ação militar continuará até que se tenha recuperado o controle da área. Além disso, as forças de segurança também realizaram ontem uma ofensiva na demarcação tribal de Orakzai, vizinha a Khyber, onde mataram 18 fundamentalistas e destruíram 11 esconderijos e seis veículos, segundo uma fonte oficial citada por vários meios de comunicação do país. AFEGANISTÃO Representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se encontraram ontem com vítimas e familiares de vítimas de ataque aéreo no Afeganistão e o comandante do grupo foi à TV para tentar reduzir a irritação dos afegãos com o ocorrido. Autoridades afegãs afirmam que várias pessoas foram mortas, muitas delas civis, quando um avião F-15 norte-americano, chamado por tropas alemãs, atacou dois caminhões de combustível antes do amanhecer de sexta-feira. Neste sábado, o novo comandante da Otan e dos Estados Unidos, general Stanley McChrystal, reconheceu que houve vítimas civis no ataque. No hospital principal da cidade de Kunduz, Shaifullah, um menino de seis ou sete anos, com queimaduras graves num dos braços e numa das pernas, é tratado num quarto de hospital repleto de camas e moscas. "Fui pegar o combustível junto com todo mundo, e então as bombas caíram sobre nós", disse o garoto a uma delegação da Otan. Oficiais alemães e norte-americanos tomavam nota.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL