MUNDO
Sábado, 08 de Dezembro de 2007, 11h:09
A
A
TERRORISMO
Al Qaeda muda táticas de ataque no Iraque
Pelo menos 61 pessoas foram mortas e 90 ficaram feridas na última semana em cinco grandes ataques na província
Uma onda de ataques recentes na província de Diyala no Iraque indicam mais uma mudança de táticas da al Qaeda do que um aumento da violência, disse o comandante das forças norte-americanas no norte do Iraque ontem. Ao norte de Diyala, a polícia afirma que pelo menos oito pessoas foram mortas no que uma testemunha da Reuters afirma ser um ataque suicida com carro-bomba em uma refinaria de petróleo na cidade de Baiji. Com diversidade religiosa e étnica, Diyala se tornou um dos epicentros da violência no Iraque, após sunitas islâmicos da al Qaeda e outros combatentes serem empurrados da província de Anbar, Bagdá e outras áreas por operações de segurança neste ano. Pelo menos 61 pessoas foram mortas e 90 ficaram feridas na última semana em cinco grandes ataques na província. "Nós não vemos um aumento de ataques", disse o major-general Mark Hertling por e-mail à Reuters. "O que nós vemos é a ocorrência de diferentes tipos de ataques", acrescentou, referindo-se ao uso de coletes suicidas e ataques "desesperados" contra unidades da polícia local. Na sexta-feira, uma mulher vestindo um colete com explosivos matou 16 pessoas na cidade de Muqdadiya, em Diyala, em um ataque contra ex-militantes sunitas que se juntaram às forças de segurança contra a al Qaeda. Outros 10 membros das forças iraquianas foram mortos em outro ataque na sexta-feira ao norte de Muqdadiya, segundo autoridades de segurança. A violência no Iraque caiu em 55 por cento desde que o reforço de 30.000 membros às tropas dos EUA foi enviado em meados de junho. Um grupo militante ligado à al Qaeda enviou uma ameaça nesta semana prometendo uma onda de ataques com carros-bomba. Em Baiji, 180 quilômetros norte de Bagdá, 40 pessoas foram feridas em uma ataque por carro-bomba à residência de uma autoridade antiterrorismo, segundo testemunhas. Um cinegrafista da Reuters disse que 11 carros foram destruídos e 15 casas danificadas pela explosão. No sul do Iraque, um líder local do movimento xiita antiamericano do clérigo Moqtada al-Sadr foi morto junto de sua esposa e dois filhos, em uma explosão em sua casa que, segundo a polícia, pode ter sido causada por uma bomba. FUGA O mais alto responsável ainda em fuga do antigo regime de Saddam Hussein, Izzat Ibrahim al-Douri, escapou de uma operação da polícia iraquiana em um vilarejo do centro-norte do Iraque, declarou neste sábado (8) um responsável regional. Policiais revistaram uma casa no vilarejo de Al-Sada al-Nuaim, perto de Tikrit (180 km ao norte de Bagdá), indicou à AFP Abdullah Hussein Jbara, vice-governador da província de Salaheddine, que tem Tikrit como capital. A operação foi lançada quando serviços de inteligência indicaram a presença de Izzat Ibrahim al-Douri no vilarejo, explicou Jbara. O fugitivo não estava no local, mas policiais encontraram inúmeros documentos provando sua passagem por lá e confirmando seu papel no movimento de insurreição iraquiano no norte do país, afirmou. Izzat Ibrahim al-Douri era o número dois do Conselho do comando da revolução iraquiana sob o regime do presidente Saddam Hussein e é hoje o mais alto responsável em fuga. Washington ofereceu em novembro de 2003 uma recompensa de US$ 10 milhões por sua morte ou sua captura. Na revista, a polícia apreendeu um carro com um computador, armas leves, óculos de visão noturna e 250 milhões de dinares (cerca de US$ 200 mil), segundo um responsável local da segurança. A operação foi realizada com apoio de membros de uma milícia local que luta contra a Al-Qaeda, mas sem participação do Exército americano, que não confirmou esta informação.