Vamos para a guerra! É isso o que um grupo de oficiais americanos diz empolgado a caminho do Afeganistão em 2007. Eles fazem parte de um pelotão que vai atuar ao leste do país, no Vale Korengal, considerado não só o lugar mais perigoso do Afeganistão como também o lugar mais mortal da Terra. Os oficiais se estabelecem no posto avançado KOP, região dominada pelo Talibã. A incerteza e o medo tomam conta deles. Emboscadas aparecem de todos os lados possíveis. Na Operação Avalanche, todas as posições americanas são atacadas ao mesmo tempo. Em 2010, o exército dos Estados Unidos saiu de lá com 50 baixas e homens sem saber lidar com as lembranças de combate. Premiado em Sundance e indicado ao Oscar na categoria, o poderoso e eficiente documentário Restrepo (EUA, 2010/Europa) retrata a guerra no Afeganistão explorando os desafios e as injustiças de uma guerra infundada. Corajosa, a dupla de cineastas Tim Hetherington e Sebastian Junger põe a câmera colada aos personagens para mostrar momentos de tensão seja encarando de perto os ataques bélicos dos inimigos, seja na negociação com afegãos igualmente descontentes com a situação. O único objetivo é fazer com que o espectador se sinta como se estivesse passado os 94 minutos em ação no vale. Esta é uma guerra e ponto final. As conclusões são de sua responsabilidade. (J.C.)