ILUSTRADO
Terça-feira, 17 de Novembro de 2009, 00h:00
A
A
FORA DO EIXO
Via web, uma conferência livre de comunicação
Após ter sido pautado na Economia Solidária em sua primeira edição, o Observatório trabalha a comunicação voltada para a cultura. Discussões vão até sexta (20/11)
A procura de estabelecer um núcleo de pesquisa que apresente e estude novas tecnologias sociais, o Circuito Fora do Eixo inaugurou no início de agosto o projeto Observatório Fora do Eixo, tendo todos seus debates permeados pelo âmbito da Ecosol - Economia Solidária. Desta vez, abre as portas para uma das frentes que tem se desenvolvido ao longo do ano - A Comunicação. A proposta central continua focada em estimular a difusão, análise e sistematização do conhecimentos produzidos neste período, através de seminários e debates virtuais. O objetivo é nítido, promover a troca de conhecimento, experiências - e claro, tecnologias -, ação típica deste movimento. A plataforma que receberá o projeto será o Portal Fora do Eixo - o conector virtual de todos os 40 pontos coletivos integrados à rede. Todas as palestras serão transmitidas via Web Rádio Fora do Eixo, enquanto as dúvidas e sugestões serão enviadas via Freenode (plataforma de bate-papo), na sala do Observatório. O Observatório acontecerá de 16 a 20 de novembro, no formato de uma Conferência Livre de Comunicação voltada para a Cultura. Para tanto, foram convidados especialistas nesta área, divididos entre os eixos "Movimentos da Comunicação Social", "Rádios e Tv's Comunitárias", "Laboratórios de Comunicação Universitária", "Portais e redes de movimentos livres", finalizando com "Software Livre", tema que vem sendo amplamente discutido pelos participantes da rede, desde o 2º Congresso Fora do Eixo, que aconteceu no fim de setembro, no Acre - Rio Branco. Metodologia Nos cinco dias em que acontecem, as atividades se iniciam às 19:00 (horário de MT), e cada um deles é dividido em dois momentos: os Grupos de Discussão (GDs) e Grupos de Trabalho (GTs). Cada dia será mediado por um agente do Circuito, além de contar com uma palestra do convidado. Os cinco grupos de trabalho são Redação, Audiovisual, Web Rádio, Agência e Fora do Eixo Card (no mesmo dia) e, finalizando, Fora do Eixo Discos e Sonorização. Os dois últimos grupos serão abordados pela perspectiva de trabalho do núcleo de Assessoria de Comunicação do Circuito. Interessados podem participar pelo endereço http://www.salaobservatorioforadoeixo.blogspot.com/.