NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Sábado, 08 de Dezembro de 2007, 11h:12

AUDIOVISUAL

Ver, aprender e curtir

Começa no próximo sábado, no MISC, a segunda edição de evento que tem foco no audiovisual e integra artes

Claudio Oliveira
Da Reportagem
O audiovisual segue em destaque nas terras cuiabanas. Depois da sexta edição dos vídeos universitários e da segunda mostra de vídeos independentes, esta é a vez da SEDA. A 2ª Semana do Audiovisual (SEDA) acontece no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), entre os dias 15 e 20 de dezembro. Estarão em cartaz: oficina de formação básica em audiovisual, mostras temáticas, apresentações musicais, espetáculo de teatro e reuniões com diversos segmentos da cultura. O objetivo é atrair e formar novos agentes atuantes na cadeia produtiva do audiovisual em Mato Grosso. Criada no ano passado com o objetivo de estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, a SEDA pretende fixar uma ferramenta de formação e qualificação anual construindo uma base para o desenvolvimento do audiovisual no estado. Esta é a premissa básica, por isso o projeto investe na formação de novos agentes que serão os futuros responsáveis pelo aumento da produtividade e demanda do audiovisual em Mato Grosso. "A SEDA tem como referência a produção, circulação, difusão e distribuição do Movimento Circuito Fora do Eixo fundado pela cena independente de música. Buscamos trazer para o audiovisual esse mesmo conceito na perspectiva do fomento de uma cena autoral e independente do audiovisual", disse Lenissa Lenza, cineasta, produtora do Espaço Cubo e idealizadora da iniciativa. Segundo ela, o cenário de audiovisual mato-grossense é marcado por uma baixa produtividade quanto a produções autorais. "A demanda no audiovisual mato-grossense ainda é pequena”, segunda Lenza, “isso se deve ao fato de não haver uma desmistificação no audiovisual e de não se educar à viabilidade da produção.” Para isso, a SEDA ainda envolve a discussão da economia solidária recorrente em todo o país como atividade da Semana e utiliza a moeda solidária: o cubo card. O Cubo card tem como premissa a troca de serviços ou produtos. Para fazer a inscrição e participar do projeto SEDA o interessado deverá propor alguma troca equivalente a 100 cubo cards (R$ 150). A SEDA não aceita dinheiro, cheques ou cartões. Quem se interessar pode se disponibilizar a uma série de serviços como o estúdio cubo de gravação, de ensaio, roadie, comunicação, atendimento, para trocar pela inscrição. O Cubo Card (Cc$) é o Sistema de Crédito do Espaço Cubo. Funciona como uma moeda complementar que busca estimular a integração de núcleos artístico-culturais através da relação de troca de serviços e produtos, garantindo a produção constante dos grupos que compartilham do sistema. Ao prestar qualquer serviço para o Espaço Cubo, o agente recebe em Cubo Card, que tem uma tabela de valor de referência. Com a moeda, pode-se utilizar uma rede de serviços, que vai de crédito para estúdio de áudio, passando por locadora de vídeo, restaurantes, até a contratação de show de uma banda que esteja em seu elenco. Para ministrar as oficinas o cineasta convidado desta segunda edição é o carioca Christian Caselli, que chega para compartilhar suas experiências de realizações independentes com baixo orçamento, buscando qualidade, linguagens e conceitos inovadores que acompanham as novas tendências do vídeo digital. No ano passado foram Paulinho Caruso e Otávio Pacheco, ambos de São Paulo. O resultado foi satisfatório segundo Luis Márcio(Gênio) que participou ano passado e teve um vídeo produzido a partir do seu roteiro, onde ele inclusive atuou. O vídeo chama “Horário de verão” e pode ser visto no You Tube. O diferencial da SEDA desse ano, ainda conforme Lenissa “é basicamente o espaço ocupado - saímos do Sesc Arsenal para ocupar o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) valorizando os espaços públicos e praticamente este que é o único voltado para o audiovisual. Além disso, abrimos espaço novamente para o teatro – o grupo Confraria dos Atores vai apresentar o espetáculo "Outros Quintanas", na primeira SEDA foi o Fúria. E claro todo dia tem show das bandas independentes locais.” As inscrições para a 2ª SEDA permanecem abertas até o dia 14 de dezembro. A oficina será ministrada durante toda a semana nos dois períodos e versara sobre todas as áreas necessárias para se fazer um filme, exemplo, roteiro, direção, produção, etc. Para confirmar a participação os interessados também podem preencher o formulário disponível no Museu da Imagem e do Som - MISC a partir desta segunda-feira, dia 10 de dezembro.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL