NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Quarta-feira, 08 de Agosto de 2012, 20h:49

CINEMA

Tangará finaliza sua trilogia

Amaury Tangará está capturando imagens no Brasil e Europa para o último filme de trilogia criada por ele. Os três filmes do diretor são uma viagem profunda e interior, onde a expressão maior é o rosto, ou a falta dele. “Autorretrato”, o último filme da trilogia, é uma pesquisa sobre como o ser humano se enxerga a partir das expressões artísticas, como por exemplo, desenhos, esculturas, pichações, estátuas e montagens, sem usar imagens reais ou fotografias. As imagens do “Autorretrato” foram capturadas em Lisboa, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Brasília, Timor Leste (cidades de Dili e Baucau), Praga, Roma, Paris, Veneza, Londres, Milão e Singapura. O antecessor de Autorretrato, “Um rosto em Praga”, foi totalmente filmado nas ruas da cidade de Praga. Ele não foca nenhum rosto de frente, todas as pessoas estão de costas ou sem rosto. “É a história de uma mulher que volta à Praga para procurar um homem a quem amou no passado”, conta o cineasta. A única referência que a personagem tem do homem é o som de um gaita, cuja música ela nunca se esqueceu e que era constantemente tocada por ele. De acordo com Amauri Tangará, os dois filmes ainda não têm data prevista para estreia. Segundo a produtora Tati Medeiros, todos os esforços estão sendo feitos para que “Um rosto em Praga” seja lançado ainda este ano. Na sua passagem por Portugal, Amaury Tangará realizou uma oficina de cinema que resultou em “Pés de pluma”. O filme pode ser conferido no youtube no canal do cineasta mato-grossense.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL