ILUSTRADO
Quarta-feira, 09 de Maio de 2012, 22h:24
A
A
TELEVISÃO
Série televisiva vai visitar museus
A série é composta por 52 episódios, com 26 minutos divididos em dois blocos. A cada programa, o público vai conhecer um novo museu nacional
Estreou na última terça-feira (08) a série Conhecendo Museus, exibida pela TV Brasil, todas as terças-feiras, às 16h30 (MT). Nos programas os telespectadores são convidados a conhecer objetos, obras de arte, personagens notórios que contam a história do Brasil. A visita é guiada pela câmera de TV que vai percorrer museus de Norte a Sul. A série é composta por 52 episódios, com 26 minutos divididos em dois blocos. A cada programa, o público vai poder mergulhar em um novo museu nacional. O Museu do Futebol, que fica em São Paulo, abriu a série. Na sequência, pela ordem, nas próximas terças-feiras, serão visitados o Museu de Arte Moderna (RJ), o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS) e o Museu das Bandeiras (GO). O programa é uma co-produção da EBC, Fundação José de Paiva Netto (FJPN), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e TV Escola (Ministério da Educação). Para a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o programa - com sua linguagem criativa e inovadora - pode ajudar a quebrar o preconceito que associa museu a coisa ultrapassada. Essa visão reflete o preconceito que temos com a nossa própria história, nossa cultura. O museu está contando a nossa história, disse a ministra. Ela participou do lançamento da série, na sede da Legião da Boa Vontade (LBV). Ela destaca que os brasileiros têm costume de visitar museus quando viajam ao exterior, mas não gostam de conhecer os do próprio país. Por que visitar museus somente na Europa?. Temos que chegar numa cidade [no Brasil] e visitar seus museus para entender aquela localidade. O presidente do Ibram, José do Nascimento, espera que o programa televisivo sirva para aguçar a curiosidade dos brasileiros. Na avaliação de Nascimento, o crescimento econômico vivido pelo país é fator que propicia à população conhecer sua história e suas raízes. Não há futuro sem memória, inovação sem memória. Estamos mostrando para a sociedade brasileira que sua memória é importante para que ela própria possa valorizar. Opinião compartilhada pelo coordenador da FJPN, Luciano Pereira: Precisamos conhecer nossas raízes para crescer e desenvolver. O presidente da EBC, Nelson Breve, disse que a exibição da série na faixa das 17 horas é para atrair o público-jovem. Televisão no Brasil é entretenimento. Não adianta fazer conteúdo chato para televisão. O programa consegue informar, passar cultura e educar as pessoas. O material é de primeira linha. No segundo semestre deste ano, a série será exibida pela TV Escola. Toda a programação está disponível no site www.conhecendomuseus.com.br. (Agência Brasil)