NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008, 19h:46

PATRIMÔNIO

Sec e Iphan assinam cooperação para Itaicy

Documento prevê o desenvolvimento conjunto de ações e atividades em prol da preservação do patrimônio cultural material e imaterial da usina

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), o Instituto Itaicy e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram um termo de cooperação técnica para a preservação da usina Itaicy, que foi tombada como patrimônio estadual. O termo prevê o desenvolvimento conjunto de ações e atividades em prol da preservação do patrimônio cultural material e imaterial da usina, que fica localizada às margens do rio Cuiabá, na zona rural de Santo Antônio do Leverger (a 40 km do município). "A SEC juntamente com o Governo do Estado, reconhece a importância desse termo de cooperação que viabilizará futuras ações na Usina Itaicy, visando preservar e restaurar o maior patrimônio histórico imóvel do nosso estado", disse o secretário Paulo Pitaluga. O secretário destacou ainda, que a secretaria juntamente com o IPHAN irá fazer esforços para que as ações alcancem a completa restauração do complexo da usina. Participaram do ato, no gabinete do secretário, o presidente do Instituto Itaicy, José Marcos Vargas, e o chefe sub-regional do IPHAN, Cláudio Conte, e a secretária-adjunta de Cultura, Francielle Leão. O representante do Iphan, Cláudio Conte, disse que o instituto já aplicou recursos orçamentários em 2007. "Estamos aplicando novamente no ano de 2008 em prol de melhorias na Usina e com esse termo continuaremos junto com a SEC as atividades de recuperação deste patrimônio que conta a história da indústria de Mato Grosso", disse. HISTÓRICO: A Usina do Itaicy, implantada em 1897, representou uma transformação da cultura e das relações sociais e econômicas no cenário da industrialização do Estado de Mato Grosso. Historicamente, o complexo da referida usina representa um patrimônio para a arqueologia industrial brasileira. Na passagem do século XIX para o XX, Itaicy era propriedade de uma figura lendária da história mato-grossense, Antônio Paes de Barros, conhecido como Totó Paes de Barros, que foi presidente do Estado. A usina começou a ser edificada em 11 de junho de 1896 e terminou 14 meses depois. Estima-se que cerca de mil operários participaram da construção. O maquinário, importado da Alemanha chegou ao local por transporte fluvial. De 1900 a 1920 Itaicy teve o seu período de esplendor. Chegou a abrigar uma população que registrava perto de cinco mil pessoas e foi o primeiro lugar do estado a ter energia elétrica. A localidade tinha capela, escola, farmácia, dezenas de casas (em estilo popular padronizado), aulas de música para crianças e, inclusive, tinha moeda própria, cunhada ali mesmo. Com uma produção de 80 mil toneladas de açúcar/ano e 160 mil litros de aguardente/mês, a usina revolucionou a indústria no Estado. A decadência da usina teve início na década de 30 e em 1957 Itaicy parou de produzir. Desde então, ficou abandonada.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL