ILUSTRADO
Quarta-feira, 15 de Maio de 2013, 21h:22
A
A
MACP
Programação da 11ª Semana dos Museus
Oficinas, exposição e palestra fazem parte da programação do MACP durante esta semana. Vale conferir!
O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também está participando da 11ª Semana de Museus. A programação do MACP inclui a exposição individual do artista plástico Nilson Pimenta até 31 deste mês, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na sala de exposições. Ontem (15) teve início a oficina Imagen NAção, ministrada pelos artistas Nilson Pimenta e Benedito Nunes, das 08h às 11h (primeira turma) e das 14h às 17h (segunda turma), no Ateliê do MACP. Nesta quinta-feira (16), haverá a palestra MACP: a construção de um discurso pictórico, com a professora Suzana Guimarães, das 08h às 11h, no MACP. O Museu fica no Centro Cultural da UFMT. Criada para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a Semana Nacional do Museu tem, nesta edição, 1.252 instituições, com 3.911 atividades, em 535 municípios de todo o país incluindo o Distrito Federal. O tema deste ano é Museus (memória + criatividade) = mudança social. O objetivo é dar mais visibilidade aos museus brasileiros e ampliar o acesso à cultura, além de contribuir para o aumento do número de visitantes às exposições. Acessibilidade - O Plano Nacional Setorial de Museus, que define as prioridades para o setor para a década 2010 - 2020, tem como uma de suas diretrizes a criação de uma política de acessibilidade universal para os museus brasileiros. Em 2011, o levantamento Museus em Números, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), concluiu que além de oferecer adaptações físicas e de serviço, os museus brasileiros precisam desenvolver uma política de acessibilidade. De acordo com o estudo, mais da metade dos museus cadastrados junto à instituição informou possuir instalações adaptadas, como rampa de acesso, banheiros e elevadores, além das vagas de estacionamento exclusivas. Crescimento De acordo com levantamento do Ibram, no início do século 20, o Brasil possuía 12 museus catalogados. Hoje, esse número já chegou a 3.025 instituições mapeadas. São Paulo, com 517 instituições, é a unidade da Federação com maior quantidade de museus, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 397. Em terceiro lugar está Minas Gerais, com 319 museus. A maioria das instituições (67,2%) é pública, e 79,7% delas não cobram entrada, quer sejam públicas ou privadas. Além disso, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de museus ultrapassa o de salas de cinema (2.098) e de teatros (1.229) no Brasil. Apesar de não contar com uma pesquisa sobre o número de visitas aos museus nacionais, o Ibram estima que as instituições cadastradas recebam 20 milhões de pessoas por ano. De acordo com o Instituto, a média de visitantes registrada pelos museus durante a Semana Nacional mais do que dobra em relação à semana anterior. Confira a programação completa em www.museus.gov.br