ILUSTRADO
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2014, 19h:55
A
A
FOTOS
Misc exibe exposição permanente
Acervo é bem intenso, conta boa parte da história da fotografia em Mato Grosso e os ciclos de seus grandes nomes, como Rossi e Papazian
O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) abriu a exposição Imagens Mato-grossenses, uma mostra que aborda a história da fotografia até sua chegada em Mato Grosso. A novidade é que a partir desta mostra, os trabalhos passam a integrar o acervo do museu em caráter permanente e poderão ser vistas enquanto funcionar o museu, de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 12h e das 14h às 18h. O projeto foi desenvolvido pelo produtor cultural Silmar da Silva Siqueira e reúne um painel contendo a invenção e história da fotografia em linha cronológica. Outros 11 quadros complementam a trajetória da fotografia na Europa, Brasil e Mato Grosso no início do século XIX, com a apresentação de alguns dos fotógrafos mais proeminentes da história imagética do Estado. De acordo com o produtor cultural, a exposição permanente é uma maneira de reforçar o acesso à cultura em Cuiabá. Muitos ainda não conhecem a história da fotografia e esta é mais uma opção cultural tanto para quem vive na cidade como para os turistas, além de ser importante para o museu, disse. As obras incluem imagens retiradas de livros, internet e trabalhos acadêmicos, sendo todas elas exibidas com direitos autorais. Entre os citados estão nomes importantes que contribuíram para a história da fotografia, como o imperador Dom Pedro I e fotógrafos como Marc Ferrez, cujas obras retratam o cotidiano brasileiro na segunda metade do século XIX, principalmente da cidade do Rio de Janeiro, Hércules Florence, pioneiro da fotografia no Brasil, e Augusto César Malta de Campos, um fotógrafo que assumiu o projeto das elites na então Capital Federal do Brasil. Em relação a Mato Grosso, as imagens ilustram trajetórias de fotógrafos como Bartolomé Bossi, um dos primeiros a registrar imagens de Cuiabá, José Severino Soares, destaque pelo grande número de fotos carimbadas, e Lázaro Papazian, conhecido por registrar o cotidiano urbano de Cuiabá, além de ser considerado o primeiro repórter fotográfico de Mato Grosso. A exposição também apresenta o histórico do casal de fotógrafos Elza Arauz Perez e Arthur Perez. Ambos registravam o cenário político na Capital da década de 1940 até a década de 1980. Ela foi a primeira mulher a trabalhar como fotógrafa profissional em Mato Grosso e também em jornal em Cuiabá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3617-1288.