NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012, 21h:51

MÚSICA

Homenagem a Luiz Gonzaga

Orquestra do Estado de Mato Grosso encerra temporada 2012 com homenagem a Luiz Gonzaga. As apresentações acontecem neste sábado (24), às 20 h, e domingo (25), às 19 h, no Cine Teatro Cuiabá

Ariane Laura
Da Redação
Os quatro cantos do país estão prestando homenagens, publicações, filmes e documentários dedicados a Luiz Gonzaga do Nascimento, um dos mais importantes heróis da música brasileira. Diversas comemorações estão honrando o centenário do Rei do Baião, nascido em 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu, no sertão pernambucano. Na capital mato-grossense não é diferente. Por aqui, a Orquestra do Estado de Mato Grosso subirá ao palco do Cine Teatro Cuiabá para celebrar os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga. As apresentações acontecerão nos dias 24 e 25 de novembro (sábado às 20h e domingo às 19h). A ocasião marca também o encerramento da temporada 2012 da Orquestra do Estado de Mato Grosso. O repertório das apresentações será dedicado às canções do Rei do Baião, especialmente arranjadas para orquestra. Os concertos de novembro terão a contribuição do experiente Nonato Luiz, versátil compositor e violonista cearense, autor de mais de 500 peças musicais de vários estilos, da valsa ao baião, do blues ao xote. ”É uma honra ser convidado para esse grandioso projeto junto a magnifica Orquestra do Estado de Mato Grosso. Tenho certeza que juntos, eu e o nosso querido maestro Leandro Carvalho, faremos uma bela e merecida homenagem ao Rei. Será uma noite linda e inesquecível, em que deixaremos registrado um importante trabalho”, almeja Nonato Luiz. Sob a batuta do maestro Leandro Carvalho, a Orquestra do Estado de Mato Grosso exibirá peças “Sobre Temas de Luiz Gonzaga”, de Cyro Pereira – um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica e maestro dos famosos festivais de música brasileira da Rede Record. Também faz parte do repertório, “Tributo a Luiz Gonzaga”, de Gonzaguinha e, como não poderia deixar de faltar, “Asa Branca” e “Assum Preto”, com arranjos de Liduino Pitombeira. Composições de Nonato Luiz completam o repertório de novembro. “A música do Rei do Baião está eternizada, além de estar reconhecida como veículo cultural dos costumes de um povo, sua importância musical e social lhe dá o status de erudita. Falando apenas musicalmente, os xotes e outros ritmos que vieram a integrar o universo de Gonzaga, vêm das danças e dos salões europeus, do berço da música erudita”, explica Nonato Luiz. Realização A Temporada 2012 da Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Patrocinadores: Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Eletrobras Eletronorte, Bimetal e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio cultural: Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda, Tauro Motors e Sistema Fecomercio/ SESC/ SENAC. Os Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá ou pelo siteingresso.com. (Com Assessoria) SERVIÇO: O QUE: Orquestra do Estado de Mato Grosso ONDE: Cine Teatro Cuiabá (CTC) QUANDO: 24 e 25 de dezembro, sábado e domingo INGRESSOS: na bilheteria do CTC MAIS INFORMAÇÕES: (65) 3027-1824 e 3624-5845

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL