ILUSTRADO
Sábado, 23 de Março de 2013, 12h:44
A
A
EM MAIO
Gatsby com DiCaprio abre Cannes
Uma notícia que anda bombando na mídia é o 66ª edição do Festival de Cinema de Cannes, apesar de ainda faltarem quase dois meses para sua realização. O barulho ficou por conta do anúncio, na semana passada, de que o filme O Grande Gatsby, com Leonardo DiCaprio, vai abrir o evento. O filme será projectado na inauguração do Festival, numa quarta-feira, dia 15 de Maio, no Grand Théâtre Lumière do Palais des Festivals, na Selecção Oficial Fora da Competição. A direção é do australiano Batth Luhrmann (ou Baz Luhrmann) e é claro que o filme se baseia em livro de mesmo nome do escritor americano Scott Fitzgerald, publicado em 1925. Para todos que trabalharam no Gatsby é uma grande honra realizar a abertura de Cannes. Estou muito satisfeito de voltar para um país e para um festival que sempre se mostraram generosos em relação à minha pessoa, disse Luhrmann. O cineasta destacou que o filme será exibido próximo a cidade de Saint Raphael, lugar onde Fitzgerald escreveu algumas das passagens mais fortes e comoventes de romance. Nascido em 1962 na Austrália, Baz Luhrmann foi recebido duas vezes pelo Festival de Cannes com Strictly Ballroom Vem Dançar! exibido na mostra Un Certain Regard, em 1992; e com Moulin Rouge!, no 54º Festival em 2001, numa abertura que será sempre recordada. Este novo Gatsby marcará o retorno de Leonardo DiCaprio ao festival. Sua última participação foi em 2007, quando apresentou o documentário A Última Hora. DiCaprio, vale o registro, tem a missão de interpretar personagem que já foi de Robert Redford, no anterior O Grande Gatsby, produção de 1974, que teve a direção de Jack Clayton, e tinha ainda no elenco Mia Farrow e Bruce Dern, entre outros. O Festival de Cannes de 2013 vai acontecer entre 15 e 26 de maio e terá como presidente do seu júri o cineasta americano Steven Spielberg.