ILUSTRADO
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2008, 20h:47
A
A
SÃO GONÇALO
Festival na 11ª edição
O teatro que se transforma em instrumento de interdisciplinaridade e investiga temas emergentes
Claudio de Oliveira
Da Redação
Onze anos. O Festival de Teatro do Colégio São Gonçalo tem um longo caminho de apresentações e contribuição ao teatro de MT. A iniciação teatral passa pela sensibilização do estudante. O teatro pode e deve ser encarado como um instrumento de interdisciplinaridade que favorece a educação contemporânea. Assuntos como drogas, família, violência e ecologia transitam de maneira transversal e garantem um aprendizado lúdico e permanente. Esta semana, mais precisamente, de ontem(22) até o dia 27 de setembro, no Anfiteatro Dom Malan do Colégio São Gonçalo, acontece o XI FETESG Festival de Teatro São Gonçalo. Este ano o FETESG conta com a participação de 16 espetáculos na categoria infantil e adulto. Além dos grupos da Grande Cuiabá, o festival tem também espetáculos de outras cidades mato-grossenses como Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra, Pontes de Lacerda, Curvelândia, entre outras. Estão sendo realizadas oficinas no período matutino(10 horas), ministradas por André Luis do Grupo Urieu e Jefferson Jarcen do Grupo Tibanaré. A exceção é dia 24/09, quarta-feira, quando será apresentada a peça Palhaçando, do grupo Tibanaré. As peças são apresentadas às 14 e 20 horas. Hoje, no primeiro horário Cia Dejavô com Das Dores e, no segundo, A Cartomante com Cia Teatral Elo. No dia 24, às 14 horas Agonizante Noite Escura do grupo Tibanaré e à noite duas apresentações: Porto com Tibanaré e Bodas de Sangue com grupo Teatro de Brinquedo. Dia 25, às 14 horas, Chapeuzinho Encantado no País das Maravilhas do grupo Teatral Sintonia e, às 20 horas, Cia Spetáculu´s com A Herança. Dia 26, nos mesmos horários e na seqüência, apresentam-se: grupo teatral Téspis com Acertos de Família e grupo teatral Movidos pela Arte(Pontes de Lacerda) com O Julgamento e, completando a dobradinha da noite, Ele só Pensa Naquilo com o grupo teatral de Tangará da Serra. No dia 27 a dobradinha se dá a tarde com grupo Gavião Dourado (Curvelândia) com O Fantástico Mundo da Imaginação e o grupo Antes das Seis(Campo Novo) com o espetáculo Feiurinha. À noite se apresentam o grupo Urieu com Rei de Espadas e o Coral do CSSG. Em seguida a solenidade de encerramento com as premiações. As premiações serão: Melhor Espetáculo, Melhor Texto, Melhor Direção, Melhor Ator e Atriz, Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia e Ator e Atriz Revelação.