NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Sábado, 20 de Junho de 2009, 12h:49

CRÔNICA

Entrelinhas

Luís Gonçalves*
Especial para o Diário de Cuiabá
Os dias vem repletos de mistérios e incertezas. Simplesmente perfeitos. A medida certa para cada aventura. São tão fascinantes que deveriam ser eternizados. Porém, nem sempre vividos intensamente. Por isso é bom lembrar: que sempre haverá um amanhã! Um certo dia todo especial repleto de falhas e acertos! Alguns, semelhantes aqueles dias enfadonhos afogados em horas eternas; enxarcados em lamentos. Outros, nem tanto. Porém, é sempre bom pensar, que todos os dias são como as flores: um frasco do melhor perfume, capaz de embriagar quem o recebe. Outro aplauso para uma nova comédia. Mais um motivo para continuar sorrindo. O amanhecer que chega é sempre uma pequenina fagulha de tempo que se aproxima discretamente apenas para quem o aguarda. Desponta logo ali, onde a imaginação leva a crer; como uma silenciosa locomotiva dando apenas um passo a frente. Um mórbido apelo para abastecer o mundo com mais emoção. A vida respira o novo ar e reinicia tudo novamente. Recomeçar é apenas um detalhe. Legal mesmo é se sentir vivo e útil a si mesmo e ao próximo. Corrigir as falhas e recapitular a cada momento a própria capacidade de reinventar formas e modelo. A melhor maneira de se perpetuar é estar sempre novo. Enquanto tudo na vida passa levando na garupa os sonhos mal sucedidos; trazendo a responsabilidade dos anos vividos, os ideais devem permanecer intactos. Neles, estará impressa a virtude do amanhã. A doce esperança de um inédito amanhecer. Que, de nada importa que seja moderno. Que tenha a bênção da tecnologia. Na verdade, o que importa: é que seja mais um dia após o outro. Que traga um sol de vitória e que repita a mesma trajetória. Um recorte com a mesma história. Mas, apenas venha. Que chegue como uma folha em branco onde possa ser gravado uma nova rotina. Um dia para ser vivido mais uma vez. Com os mesmos intervalos, o mesmo período, mas com motivo diferente. Com outras perguntas e novas respostas. De repente, com mais pontos e menos vírgulas. Um momento para ser um capítulo decisivo na vida de qualquer pessoa. Que a cidade possa se lembrar, como: o dia em que a tua vida deixou de ser somente uma rotina e fez a diferença. Oculto em cada amanhecer deve estar aquela cena jamais ensaiada; um sorriso jamais esquecido. Assim quando falar em amor não sentirá a nostalgia do que foi. Mas sim a amizade do que será. Os sentimentos podem ser eternos enquanto guardar roupas novas para vestir a cada amanhecer. Como uma gota que se renova a cada instante. Como as ondas que vem. Que segue o percurso sedutor de rebentar na praia. Termina num trágico fim vencido pela areia. Fica apenas a marca daquele suspiro que jamais será o mesmo. Porém, alcança seu fim apoteótico num último impulso deixando ali uma continuidade infinita e a certeza que logo em seguida outra onda vem trazida pela marola teimosa. Assim como as ondas não param, os dias são um convite e sempre começam quando tudo parece ter chegado ao fim! *Luís Gonçalves é publicitário, escritor e colabora com o DC Ilustrado ([email protected])

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL