ILUSTRADO
Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014, 21h:04
A
A
MUSEU CONVIDA
Dois Tons toca no MACP
Projeto abre as portas para diversidade musical. Hoje é dia de duo clarineta/violão. Vão de Pixinguinha a Jobim
A partir das 19h30 de hoje acontece a terceira edição do Projeto Museu Convida, no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso. Nesta edição, o projeto abre as portas para o Duo Dois Tons. O grupo instrumental é formado pelos músicos Vinicius Fraga (clarineta) e Edu Fiorussi (Violão). No repertório, música popular com arranjos próprios para obras de compositores como Pixinguinha, Chico Buarque, Tom Jobim e outros. Edu e Vinicius são professores do Departamento de Artes da UFMT e resolveram criar o duo com o objetivo de buscar na MPB e na troca de experiências com outros músicos novas possibilidades musicais. A troca de experiências, aliás, já começa pelo próprio duo, já que Vinicius possui formação erudita e Edu, formação popular. Segundo Vinicius, essa combinação enriquece a experiência sonora de ambos e amplia seus horizontes. Outra característica do Duo é o formato das suas apresentações, que procura um diálogo com o público para além da música. Segundo Edu, o Dois Tons procura realizar um bate-papo com a plateia sobre o repertório, os autores, aspectos das músicas e dos instrumentos. Além da apresentação do duo, o público que comparecer ao MACP poderá apreciar a exposição Pintando sobre a Copa e as belezas de Mato Grosso, que reúne obras do artista Nilson Pimenta e convidados. MUSEU CONVIDA O projeto Museu Convida tem como objetivo integrar diferentes expressões artísticas e proporcionar aos participantes novas experiências estéticas. Nesse sentido, o projeto abre as portas do Museu de Arte e de Cultura Popular para oferecer, além das exposições de artes visuais, outros meios de expressão artística, como a música, por exemplo. O projeto surgiu do anseio da equipe da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e da vontade de potencializar as estruturas culturais da UFMT (coral, orquestra sinfônica, Cineclube Coxiponés, MACP e Gerência de Projetos Culturais), integrando o trabalho desenvolvido por elas para oferecer alternativas culturais inovadoras para a cidade de Cuiabá, comenta o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho. A estreia, no dia 26 de agosto, foi com o Coral da UFMT. O segundo a se apresentar foi o Quinteto de Metais e Percussão da Orquestra Sinfônica (OSUFMT), no dia 23 de setembro. O MACP fica no Centro Cultural da UFMT, Campus de Cuiabá, com entrada também pela Rua 1 do bairro Boa Esperança. (Com Assessoria) SERVIÇO O QUE: Apresentação de clarineta e violão, com o duo Dois Tons tocando clássicos da MPB. QUANDO: Hoje, às 19h30. ONDE: MACP (campus universitário de Cuiabá, com entrada pela rua 1 do Boa Esperança). QUANTO: Acesso livre.