ILUSTRADO
Sábado, 06 de Novembro de 2010, 12h:13
A
A
BEATLES
De volta ao vermelho e azul
Lauro Lisboa Garcia
Agência Estado
Muita gente começou a coleção dos Beatles, depois do fim do grupo, pelos dois álbuns duplos conhecidos como "Red" (1962-1966) e "Blue" (1967-1970), lançados em LPs em 1973. O relançamento dos dois títulos em CD deve servir aos mesmos propósitos agora, além de alimentar o fetiche dos velhos fãs. Os álbuns voltam em embalagem de papel-cartão, igual aos dos 13 álbuns de carreira - todos remasterizados em Abbey Road - com os encartes expandidos, recheados com fotos raras e texto do homem de tevê Bill Flanagan. O conteúdo é o mesmo dos LPs e da outra edição em CD, de 1993, até mesmo as mixagens em estéreo, que substituíram os originais em mono. Mas isso é detalhe para os preciosistas. Afinal, mono ou estéreo, o som é ótimo e as canções, todo mundo conhece, não há o que contestar a respeito de sua importância e permanência no tempo. O período coberto pelas compilações está explícito nos títulos. Com 26 faixas, o primeiro (vermelho) é da fase mais ingênua, cheia de rocks deliciosos que revolucionaram a música pop mundial - como "Help!", "Please, Please Me", "She Loves You", "From Me to You", "All My Loving", "Cant Buy Me Love" - e baladas não menos impactantes: "Yesterday", "And I Love Her", "Norwegian Wood", "Nowhere Man", "In My Life, Girl". "Eleanor Rigby" e "Yellow Submarine" fazem a transição para a fase seguinte, ainda mais sensacional, psicodélica, experimental, politizada, enfim, "adulta". O disco azul é contemplado na primeira parte com clássicos do sublime "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band". Embora para muitos seja um sacrilégio que se tenha apenas parte desse álbum conceitual, "A Day in the Life" está ali na íntegra com sua orquestração climática, ao lado de outras pedras fundamentais, como "With a Little Help from My Friends". Mais três canções do "White Album" e os lamentos finais de "Something", "The Long and Wind Road", "Across the Universe" e "Let It Be". Flechadas certeiras. É claro que é mais um caça-níqueis, mas esse tem história e é um bom começo pra quem ainda não os "descobriu" (o que é difícil), para depois ir ao que mais interessa: os álbuns originais na íntegra.