NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sexta-feira, 19 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Sexta-feira, 19 de Junho de 2026, 20h:55

TELEVISÃO

Copa do Mundo: Globo e SBT criticam Fifa por geração de imagens do torneio

Para emissoras, entidade tem deixado de mostrar momentos importantes de partidas; Produção e filmagem são realizadas por empresa suíça escolhida pela federação internacional desde 2002

GABRIEL VAQUER
Da Folhapress - Aracajú
Galvão Bueno, entre Alexandre Pato e Mauro Beting

.Globo e SBT, duas das emissoras que transmitem os jogos da Copa do Mundo para o público brasileiro, fizeram queixas a representantes da Fifa (Federação Internacional de Futebol) pela (má) qualidade da geração de imagens das partidas do torneio.
As críticas mais contundentes são relacionadas à falta de repetições de lances capitais em vários jogos, incluindo na estreia da seleção brasileira contra o Marrocos, no sábado (13).

Outro problema apontado foi o excesso de foco na torcida, o que faz com que o início de jogadas que resultem em gol sejam perdidas na transmissão.
Globo e SBT se queixaram também do excesso de problemas na chegada do sinal para as TVs no Brasil. Partidas como Holanda x Japão e Estados Unidos x Paraguai tiveram quedas longas na geração do que acontecia com bola rolando.
Galvão Bueno, do SBT, e Everaldo Marques, da Globo, questionaram, ao vivo, a falta de imagens da geração internacional durante Brasil x Marrocos no sábado (13).
A queixa não se restringe aos dois canais. No jogo Haiti x Escócia, no sábado (13), que teve transmissão exclusiva da CazéTV no mercado brasileiro, o sinal da partida chegou a ficar indisponível por 17 segundos.
Os retornos sobre a geração de imagens são comuns entre as detentoras de direitos de transmissão, que os encaminham à Fifa. Procurada por e-mail pela coluna desde quarta (16), a entidade não respondeu aos contatos.
A geração de imagens da Copa do Mundo é feita desde 2002 pela HBS (Host Broadcast Services), empresa suíça escolhida pela Fifa. A empresa foi criada originalmente em 1999 para produzir e gerenciar a transmissão oficial de TV e rádio de todas as partidas de torneios da Fifa para o mundo inteiro.


Edição EDIÇÃO 16966




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL