ILUSTRADO
Segunda-feira, 11 de Junho de 2012, 20h:46
A
A
OFICINAS
Concertos Didáticos
A Orquestra do Estado de Mato Grosso começa hoje seu trabalho focado na educação e vai atingir 31 instituições
Nesta semana a Orquestra do Estado de Mato Grosso (Oemt) dá início às oficinas dos Concertos Didáticos. Neste ano, assim como em 2011, o programa atingirá 31 instituições de ensino da rede pública e privada de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres, indo até comunidades de difícil acesso, como Gleba do Coqueiral e Vila de Bom Jardim (ambas em Nobres), o distrito de Aguaçu e o distrito da Guia. Em Cuiabá o início das atividades acontece hoje (12), no prédio do Palácio da Instrução, localizado no Centro da cidade ao lado da Matriz, das 8h às 12h e das 18 h às 22 h. Desde sua criação, há oito anos, a Oemt vem traçando seus passos primando pelas ações educacionais. Logo a partir da sua segunda temporada de concertos, em 2006, a Orquestra já trabalhava para mostrar o potencial que a música tem, dentro e fora das salas de aula, como um importante catalizador de ideias. A série de Concertos Didáticos dará continuidade também às oficinas de capacitação de professores, tão importante nesse modelo desenvolvido, instruindo cerca de 250 professores. Serão aproximadamente 10 mil pessoas diretamente atingidas, almeja Murilo Alves, maestro responsável pelas oficinas e regente da Oemt na série de Concertos Didáticos. O leitor deve se perguntar como funcionam as oficinas dos Concertos Didáticos? Bom, tudo começa com o núcleo pedagógico da Orquestra formado por instrumentistas e educadores do próprio grupo. Esse núcleo ministra uma oficina preparatória para os professores de cada instituição de ensino com o objetivo de prepara-los para as ações do projeto. Em seguida, a Orquestra doa para cada escola um kit multimídia interdisciplinar contendo: um guia para aplicação, fontes de pesquisa, livros, apostilas, DVDs, CDs. Após passarem por esse treinamento específico, os professores estão aptos para levar tal conhecimento a seus alunos. A aplicação do conteúdo em sala de aula é acompanhada pelo núcleo pedagógico. Os programas de educação musical são elaborados tendo em mente o educador, pretendendo assim chegar às salas de aula complementando o currículo básico. Depois de passarem pelas oficinas, os professores serão estimulados a criar ações transversais que possam ser incorporadas ao conteúdo oferecido em suas disciplinas, fomentando reflexões e trabalhos com os estudantes, explica Murilo Alves. Em 2012, a Orquestra continuará realizando concertos dentro das escolas, bem como, levando os estudantes aos teatros do Sesc Arsenal e Cine Teatro Cuiabá. De acordo com o diretor artístico da OEMT, Leandro Carvalho, o patrocínio ininterrupto do Grupo Votorantim tem sido fundamental para a continuidade dessas ações, pois vem permitindo que a Orquestra foque em estratégias de longo prazo. Estratégias tão difíceis de serem implementadas no Brasil e tão fundamentais para todo e qualquer processo pedagógico, argumenta. TEMPORADA 2012 A cada temporada é escolhido um novo tema e elaborado um novo material. Em 2012, a Orquestra escolheu como tema para os Concertos Didáticos uma obra-prima da música universal: A História do Soldado, do compositor russo Igor Stravinsky sobre texto de G.F. Ramuz. Essa peça estreou em Lausanne em 1918, com apenas sete instrumentistas, sob a regência de Ernest Ansermet e a participação de quatro atores: o narrador, o soldado, o Diabo e a princesa. A narrativa de Ramuz fala de aspectos básicos do ser humano como a cobiça e a humildade, por meio da história do soldado que vende sua alma ao Diabo, na forma de seu violino. Ao descobrir a armadilha em que havia caído, o Soldado passa a lutar de todas as formas para reaver seu violino. Esse conteúdo, além de permitir com que nossos educadores abordem a vida e a obra do compositor, permite também que sejam abordadas questões éticas importantes para jovens na faixa de 14 a 20 anos, nosso público alvo em 2012, aponta Leandro Carvalho.