NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Sábado, 09 de Abril de 2011, 13h:06

MÚSICA

Com açúcar, com afeto

Música autoral de Maurício Detoni e participações de Ebinho Cardoso e Estela Ceregatte, hoje, no Teatro da UFMT

“Com açúcar, com afeto” é o show do palco do Teatro da UFMT neste domingo,10 de abril. Mais um espetáculo que deve fazer as cabeças de quem aprecia a música de qualidade. O show é com o cantor e compositor cuiabano, Mauricio Detoni, em boa companhia, o instrumentista Ebinho Cardoso. Acontece às 20 horas e conta ainda com a presença de uma convidada muito especial, a musicista Estela Ceregatti. Mauricio Detoni é cuiabano e vive na ponte aérea Rio de Janeiro – Cuiabá. Recentemente realizou por aqui o show “Maurício Detoni - Canta pra terra”, espetáculo intimista com formato voz e violão, onde o compositor apresentou ao público cuiabano suas canções em uma performance essencialmente autoral. Já no espetáculo de hoje a proposta é promover um intercâmbio musical entre esses três artistas matogrossenses que, na atualidade, representam uma significativa parcela do que há de mais interessante na produção musical autoral no estado. A música de Maurício tem como característica este refazer da música popular. São releituras, nesse caso, regional mato-grossense, onde o elemento Mato Grosso aparece revelado em suas canções sob uma ótica urbana, universal. Detoni é multi, se dividindo nas funções de regente dos grupos corais de Furnas Centrais Elétricas, do Coral da Unirio e do grupo Garganta Profunda, com o qual gravou os CDs Cantando a História (2005) e Quando a Esquina Bifurca (2007), lançado em 2008. Ministra cursos de canto coral no SESC Arsenal em Cuiabá, e é artista integrante da segunda etapa do projeto de exportação e circulação da música matogrossense, o “Música do Mato”. Ebinho Cardoso dispensa comentários, é um virtuose em seu instrumento. Pela singularidade de sua música e técnica é um dos mais respeitados baixistas brasileiros da nova geração. Compositor, arranjador e pesquisador, utiliza elementos atípicos ao baixo elétrico, mostrando as possibilidades do baixo como instrumento de acompanhamento, solo e principalmente de harmonia, característica de suas execuções que aliam precisão e refinamento. Reúne traços do jazz às particularidades da música erudita e popular brasileira. Inovador em sua criação, Ebinho Cardoso pesquisa há vários anos as possibilidades do baixo como instrumento harmônico, estudo que resultou no livro “Harmonia e Dicionário de Acordes Aplicados ao Baixo Elétrico”. A partir de sua pesquisa e inovação, tem se destacado no cenário nacional e internacional. Lançou em 2009 o álbum “No rastro dos ruídos remotos das rodas da infância” pela gravadora Inglesa CURVE Music, esse cd conta com a participação do bandolinista Hamilton de Holanda. Também em 2009 lançou o DVD aula “Técnicas alternativas para baixo elétrico” pela editora HMP. Foi contemplado pelo Ministério da Cultura, com o prêmio produção do Projeto Pixinguinha que possibilitou a gravação do cd “Cerrado”, seu mais recente álbum, solo e principalmente de harmonia. No domingo passado apresentou o show “Bass Family”, espetáculo ovacionado pelo público cuiabano. Estela Ceregatti é uma das apostas da música matogrossense para o ano de 2011. É cantora e compositora e, recentemente, realizou seu primeiro show autoral no teatro do SESC Arsenal, “Monofoliar” sucesso de crítica e de público. O repertório será composto por uma mescla das canções dos dois artistas e de Estela Ceregatti. O evento é uma realização da Coordenação de cultura da UFMT, produção da Dona Tatu Produções Artísticas e Rejane de Musis, com apoio da HIALD Iluminação. Mais informações e venda de ingressos antecipados pelos telefones 9604 8002 e 8160 2173. (com assessoria) O QUE: Show com Maurício Detoni e convidados ONDE: Teatro da UFMT QUANDO: Domingo, às 20 horas INFORMAÇÕES: telefones 9604 8002 e 8160 2173

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL