NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Sábado, 27 de Agosto de 2011, 11h:23

RESENHA

Coleção de DVDs da Deustche Grammophon

Quando chegou o fascículo n.º 10 com a série dos Seis Concertos de Brandemburgo de Bach. Fui arrebatado pelo colecionismo e trouxe para casa o DVD

Ney Arruda
Especial para o Diário de Cuiabá
De vez em quando, uma passada pelas bancas de revista da cidade pode revelar produtos culturais interessantes. Quero destacar hoje a coletânea de DVDs de música clássica que está circulando no país distribuída pela Editora Planeta de Agostini e Altaya. Trata-se de registros de som e imagem de várias décadas da Gravadora internacional Deustche Grammophon. Em bom português “Gramofone Alemão”. Que pertence a Universal Music Group. São verdadeiros tesouros da Humanidade na área da música erudita. Embora eu tenha uma deficiência e não consiga gostar de ópera. Todavia elas também estão retratadas em meios a recitais, concertos sinfônicos e música de câmara. Eu resisti um pouco no início por combate pessoal ao consumismo. A coleção inaugurou bem com algumas sinfonias de Beethoven. Depois veio a Grande Missa de Mozart. Mas quando chegou o fascículo n.º 10 com a série dos Seis Concertos de Brandemburgo de Bach. Fui arrebatado pelo colecionismo e trouxe para casa o DVD. É uma gravação de 1970 com a Orquestra Bach de Munique sob a regência de um ‘expert’ no Período Barroco. O lendário maestro Karl Richter que se apresenta regendo a orquestra e fazendo solos incríveis ao teclado chamado cravo. A gravação funciona de forma esplêndida para demonstrar o estilo virtuosístico de interpretar a obra bachiana no século XX. Com jogos previsíveis de câmeras em um palácio deslumbrante na Europa. Os cortes de cabelos dos músicos, os ternos alinhados, os lenços brancos de bolso não metem. Estamos diante de uma gravação histórica. Eu sou fã de carteirinha da Deustche Grammophon, desde minha juventude dos meus primeiros LPs (Long Play). Que continuo ouvindo seguidamente. Através dessa gravadora maravilhosa, elegi meus heróis na música: Leonard Bernstein, Anne Sophie Mutter, Herbert von Karajan, entre outros. Que inclusive estão presentes nesta coleção. Recordo-me que num passado não tão distante. Estas gravações da Deustche Grammophon eram caríssimas. E disputadas quase a tapa nas melhores lojas de música das principais capitais do mundo. Hoje a pirataria na indústria fonográfica internacional carcomeu este segmento de mercado específico. E obras primas culturais da Civilização foram parar democraticamente nas bancas de revista. Uma ironia execrável do destino. Mas que bom que as novas gerações, ainda não contaminadas pela música de baixo valor cultural. Podem ainda desfrutar do privilégio de assistir e ouvir a Deustche Grammophon em seus melhores anos. SERVIÇO: O QUE:Coleção de DVDs de Música Clássica. GRAVADORA: Deustche Grammophon SITE: http://www.planetadeagostini.com.br *Ney Arruda – professor universitário, doutorando pela Universidad Pablo Olavide (Espanha), advogado e violinista cuiabano, ([email protected])

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL