NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Sexta-feira, 10 de Julho de 2015, 19h:13

MÚSICA

A banda Diholéx pronta para ganhar o mundo

O primeiro CD, “Nunca Deixe de Lutar”, com músicas autorais, já está na praça, fazendo vibrar os fãs que se multiplicam por todo o Mato Grosso

BEATRIZ SATURNINO
Da Reportagem
Contagiante, a musicalidade do reggae com mais pegada, nitidamente influenciada pelo rock, hip hop e funk rock do som que a banda Diholéx faz agora tem CD lançado. As músicas são autorais e falam de amizade, natureza, Chapada dos Guimarães, entre outras belezas naturais do Estado de Mato Grosso, no álbum “Nunca Deixe de Lutar”. Em temporada de shows de lançamento do álbum, a Diholéx se prepara para “ganhar o mundo”, quem sabe ir para a Argentina, Estados Unidos e Nova Zelândia. Foi no rolé da gíria que usavam muito entre os amigos, por brincadeira, nos encontros e festas de colégio que surgiu a banda cuiabana Diholéx, que significa "De rolé", "de bobeira". Com a musicalidade do reggae e interesses incomum pelo som foi que decidiram montar a banda, ainda no colégio Salesiano São Gonçalo, há pelo menos oito anos. Mas foi a partir de 2010 que partiram para o trabalho profissional em shows na noite. Todos agora com 20 e poucos anos de idade já somam em sua jornada vários shows nacionais que tiveram a oportunidade de abrir, tais como: Armandinho, Charlie Brown Jr, Planta e Raiz, Maneva, Detonautas, Fourfun e Ponto de Equilíbrio. O mais legal de tudo isso para eles é esta experiência com bandas de que são fãs, como a Fourfun, uma oportunidade inesquecível para os jovens músicos que já mostram potencial de mercado, com forte influência também nas internacionais Sublime, Soja, Rebelution e Red Hot Chili Peppers. Formada por Vinícius Ribeiro (23), o Vini, na voz e guitarra, Rodrigo Cardoso (24), o Digo, no contrabaixo e voz, Bruno Dorileo (23), na bateria, e Renan Moscardini (24) na guitarra solo e no backing vocal, a Diholéx possui um público fiel, que vai de adolescentes a adultos, e estão sempre presentes em várias cidades de Mato Grosso, como Barra do Garças, Chapada, Sinop e Tangará da Serra. Com dois EP's demo lançados, um em 2008, e outro em 2010, os músicos possuem um vídeo clipe que é single com a música "Fazer Fogueira", que já alcançou mais de 42 mil visualizações no canal do Youtube “Estamos com os pés no chão. Aqui tem mercado para o reggae e hip hop e a nossa vontade é largar tudo e viver só da música, mas não dá para fazer isso ainda. A gente quer ganhar o mundo, quem sabe ir para a Argentina, Estados Unidos e Nova Zelândia, de início”, aposta Vinícius que, além de músico, é advogado e servidor público. Entre as profissões e os estudos de faculdade, o da música é uma constância na vida deles, que sem estúdio próprio pagam para ensaiar. A galera é correria, ainda, Digo se está formando em Direito, Renan é formado em Administração e cursa Educação Física, e Bruno está cursando Engenharia Florestal na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Portanto, o lançamento do CD é apenas o início deste sonho, que se depender da perseverança e talento da banda logo, logo a caravana deles se estenderá Brasil a fora. Lançado virtualmente no dia 7 de junho, “Nunca Deixe de Lutar” é o álbum que tem não somente o nome, mas a identidade de seu trabalho. E agora estão na maratona de shows de lançamento. Sem qualquer patrocínio, a produção do álbum com oito músicas, é oriunda de cachês de shows e venda de bonés, que possibilitou ao produtor Welington Ribeiro, em parceria com o Estúdio Inca, deixar o material relíquia. A capa foi especialmente produzida pelo artista plástico Rafael Joennier, e ainda conta com participações do MC Micos Brown e do DJ e MC Sabido. Outros músicos também participaram como Felipe Menger, nos teclados, Toni Maia e maestro Bola, nos trompetes, e Tom Dejavite no sax. “A gente não quer criar a identidade de banda de bar e cover, mas tocamos em todos os lugares. E agora com o lançamento do CD diminuímos as músicas covers e a galera já até conhece as nossas músicas, principalmente “Fazer Fogueira”, que é a mais antiga, com vídeo clipe prêmio e que faz muito sucesso, e “Nunca Deixe de Lutar”, nome que leva o álbum”, explica Vini. Na agenda já estão reservados shows no dia 11, na 12ª Feijoraggae, no Salto das Nuvens, em Tangará da Serra, e dia 24, também de julho, no Malcom pub.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL