NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Segunda-feira, 19 de Agosto de 2013, 20h:34

HOMENAGEM

A arte dos quadrinhos ganha exposição

“Nesse Mato Tem Quadrinhos” retrata a história da baixinha dentuça mais famosa dos quadrinhos nacionais e apresenta os “gibis” de Mato Grosso

Homenagem dupla é festejada em exposição na Galeria de Artes da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), aos 45 anos de quadrinhos no Estado, com “Nesse Mato Tem Quadrinhos”, com foco no artista Moacyr Freitas, e pelos 50 anos da criação da personagem “Mônica”, de Maurício de Sousa. A abertura da exposição será nesta quinta-feira, dia 22, às 20h, e segue até o dia 13 de setembro. Toda a população está convidada. Nesta exposição o salão homenageia Moacyr Freitas na exposição “Nesse Mato Tem Quadrinhos”, que tem a curadoria de Laura Montes Boaventura e Gabriel de Mattos com a participação de diversos artistas regionais, entre eles: Gabriel de Mattos, Eneas Ribeiro, Fred, Dudu, Generino, Ric Milk, Wander Antunes, Julius Ckvalheiros, Giorgio Cappelli, Joaquim Geovani, Maria Inês Bonatto, Augusto Figliaggi, Marcelo Cabral, Durval, Celio Maximiano, Temer Curi, Sakura Amai, Alyne Bastos e o homenageado mato-grossense Moacyr Freitas. O homenageado Moacyr Freitas, com 86 anos de idade, estará presente com sua pesquisa sobre Mato Grosso, que resultou em um conjunto de belíssimos trabalhos plásticos. Compostos de textos ilustrados com traços detalhados sobre a história de nossa Vila Real de Bom Jesus de Cuiabá. O artista possui um acervo com obras entre artes visuais e literatura, algumas ainda inéditas. Formado em 1960 pela Faculdade Nacional de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mônica 50 anos A segunda homenagem e que também é tema da exposição refere-se ao desenhista Mauricio de Sousa com os 50 anos da personagem Mônica, inspirado na sua filha Mônica Sousa. Ele iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970 lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Suas criações chegam a cerca de 30 países. Mauricio de Sousa se tornou o quadrinista mais importante do Brasil. Com seu talento e perspicácia criou e desenvolveu personagens e histórias que divertiram e informaram uma geração de leitores do tradicional “gibi”. A mostra irá retratar o cinquentenário da personagem Mônica, onde serão montados 22 painéis, vitrines com a certidão de nascimento da Mônica, também os primeiros traços dela, onde o público visitante fará um mergulho na história da baixinha dentuça mais famosa dos quadrinhos nacionais. Desde 1963, ano de sua primeira aparição, Mônica conquistou o Brasil e foi destaque internacional no mundo dos quadrinhos. A mostra tem curadoria de Jacqueline Mouradian e foi desenvolvida pela equipe da Mauricio de Sousa Produções. (Com assessoria)

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL