NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ESPORTES
Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2007, 18h:25

SANTOS

Vanderlei Luxemburgo deixa o comando

O treinador anunciou em seu blog que estava deixando a equipe. Eu destino pode ser o Palmeiras ou a Inglaterra

SANCHES FILHO
Da Agência Estado – Santos, SP
Fim da novela: a 18 dias do encerramento do seu contrato de dois anos, Vanderlei Luxemburgo anunciou ontem, em seu blog, que não vai renovar contrato com o Santos. Como já era esperado, o técnico alegou que a sua decisão foi motivada pelo fato de não ter chegado a um acordo para aprovar seu projeto para as duas próximas temporadas. O futuro do agora ex-técnico santista não está confirmado. O destino mais provável é o Palmeiras, que já manifestou interesse pelo treinador. Além disso, Luxemburgo admitiu ter uma proposta de um clube inglês - que não identificou. Consta que o técnico pedia uma verba de R$ 20 milhões para montar o novo time. "Entendo e respeito a posição da diretoria do Santos", escreveu o técnico, que já tinha sua permanência vista como "difícil" antes da reeleição de Marcelo Teixeira, no último sábado. Mesmo assim, o dirigente santista se reuniu duas vezes com Luxemburgo nesta semana. Na primeira, ouviu suas reivindicações e, na segunda, levou o gerente financeiro do clube para mostrar que o supertime que Luxemburgo pretendia montar para 2008 está fora da realidade não apenas do Santos, mas também de qualquer clube brasileiro. "Infelizmente não houve acordo quanto ao planejamento. Perdemos um profissional de alto nível, mas o Santos é maior do que todos nós e vai continuar a sua vida", disse Teixeira, no início da noite. Luxemburgo jamais perdoou Teixeira por não ter contratado Nilmar e Kleberson, jogadores que considerava fundamentais para tentar conquistar a Libertadores de 2008. E criticava a baixa qualidade da geração de pratas da casa. Apesar de tudo, Teixeira se recusava a ouvir seus principais assessores que pediam a demissão do técnico. Esses alegavam que ele e sua numerosa equipe custavam muito aos cofres do clube, para a conquista de apenas dois títulos do Campeonato Paulista. Em dois anos, só com seus salários, Luxemburgo custou aproximadamente R$ 12 milhões ao Santos. Dos 35 jogadores que contratou, apenas Rodrigo Souto, Pedrinho, Marcos Aurélio e Kleber Pereira se firmaram como titulares. Logo depois de retornar ao clube pela terceira vez, surpreendeu até a diretoria ao dispensar Giovanni - um dos maiores ídolos da torcida santista depois da geração Pelé -, Luizão e Cláudio Pitbull. Consta que, só com a contratação e a rescisão desses três jogadores, o clube gastou mais de R$ 5 milhões. Na terceira passagem pelo Santos, Luxemburgo dirigiu o time em 144 jogos. Foram 84 vitórias, 27 empates e 33 derrotas. Além dos dois títulos paulistas, classificou o clube para a Copa Libertadores de 2007 (em que o time chegou às semifinais) e de 2008. Também levou o time ao segundo lugar no Campeonato Brasileiro. Porém a sua maior contribuição ao clube foi a exigência da conclusão das obras do Complexo Modesto Roma, com uma infra-estrutura de primeiro mundo. Também não está confirmado qual nome deve substituir Luxemburgo no Santos. Os mais cotados são Dorival Júnior, que deixou o Cruzeiro, e o ex-treinador do Atlético Mineiro Emerson Leão, que já teve uma boa passagem pelo time da Vila Belmiro, quando foi campeão brasileiro, em 2002.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL