ESPORTES
Terça-feira, 12 de Agosto de 2008, 21h:33
A
A
JUDÔ
Terceira de bronze
Tiago Camilo usa filosofia do judô para buscar medalha
em Pequim.É a terceira que o Brasil conquista nos Jogos
WILSON BALDINI JR.
Da Agência Estado Pequim, China
No judô é importante saber cair para poder levantar. Tiago Camilo soube usar a filosofia para superar o trauma da perda da medalha de ouro e conseguir buscar, na repescagem, a terceira medalha de bronze da modalidade e do Brasil na Olimpíada de Pequim. O judoca contou como foi buscar força espiritual para vencer mais três lutas, depois de perder para o alemão Ole Bischof na terceira rodada da categoria meio-médio (até 81kg). "Temi que não conseguiria recuperar o equilíbrio. Sempre entro em qualquer competição para ser o campeão. Por isso fiquei muito triste, mas conversei com meu irmão (Luiz Camilo, o Chicão, também judoca) e ele me disse que a medalha não tinha cor, mas tinha meu nome", relembrou. Ele admite que sua atuação diante do norte-americano Travis Stevens, na primeira luta na repescagem, não foi das melhores. "Fui muito mal. Estava desconcentrado", disse. "Mas aí pensei em todas as pessoas que gostam de mim e estavam torcendo na televisão em plena madrugada no Brasil. Nos 180 milhões de brasileiros e em todos que gostariam de estar aqui e não tiveram a minha chance. Todos eles me empurraram com seu pensamento positivo. Não podia desperdiçar a chance. Este bronze vale ouro " Tiago explicou o motivo pelo qual não conseguia parar de chorar, depois de derrotar o holandês Guillaume Elmont na disputa do bronze. "Foi um desabafo por uma mistura de coisas. Tristeza por não ter alcançado o lugar mais alto, alegria por mais uma medalha e relembrar todo o sacrifício que foi feito." O atleta que tornou o judô o esporte mais premiado do Brasil em Olimpíadas até agora - 15 medalhas, contra 14 da vela e 13 do atletismo - disse que nos dias em que antecederam à competição assistiu ao filme "Desafiando Gigantes", cujo filme "mostra que a crença proporciona a habilidade de vencer". "Eu também vi um clipe do COI que mostra uma levantadora de peso, que ganhou a prata. Sempre dizem que quem ganha a prata é porque perdeu o ouro. Eu não penso assim. Medalha olímpica é uma só." Ele também fez questão de relembrar uma passagem da Bíblia. "Dois fazendeiros pediram a ajuda de Deus para que chovesse, mas apenas um soube cultivar o solo para esperar a chuva. Eu cultivei bem o solo hoje (terça)." Tiago comparou a conquista de 2000, quando foi prata em Sydney, e a de Pequim. "Na Austrália tinha 18 anos. Foi tudo perfeito. Agora, fica o gosto de poder ter ganho, mas nada na vida da gente vem por acaso. Talvez sirva de combustível para o futuro." No feminino, Danielle Yuri perdeu na primeira rodada para a coreana Jayoung Kong. Como sua rival caiu na terceira rodada, uma luta antes das semifinais, a brasileira não pode disputar a repescagem e foi eliminada.