NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ESPORTES
Quinta-feira, 21 de Junho de 2007, 20h:54

COPA AMÉRICA

Segurança ostensiva para a seleção

A presença de soldados armados com fuzis e varreduras antibombas assusta os jogadores no primeiro dia na Venezuela

LUÍS AUGUSTO MONACO
Da Agência Estado – Puerto La Cruz, Venezuela
O rigor do esquema de segurança montado em Puerto La Cruz, na Venezuela, para proteger a seleção brasileira está impressionando os jogadores do time do técnico Dunga. Da chegada ao aeroporto de Barcelona - cidade vizinha à sede do Brasil na primeira fase do torneio -, às 6 horas de ontem, ao treinamento no campo anexo ao estádio, no final da tarde, o que mais se viu foram soldados carregando fuzis. "A gente fica até um pouco assustado de ver essas armas pesadas, mas dizem que esta cidade é violenta. O importante é que não aconteça nada de ruim com a gente", disse o zagueiro Alex, um dos titulares da seleção na Copa América. No hotel em que a delegação brasileira está hospedada, os soldados circulam pelo saguão e também marcam presença nas portas de entrada. Quando a equipe saiu para o treinamento, o número de motos e viaturas que escoltavam o ônibus dava a impressão de que era um chefe de Estado que estava sendo protegido. No caótico trânsito de Puerto La Cruz, o cortejo que levava a seleção era de chamar a atenção. Enquanto a seleção se dirigia para o treinamento, um esquadrão antibombas fazia uma varredura no vestiário e na arquibancada do local do treino em busca de explosivos. Quando a bola rolou, os soldados, com seus uniformes verde-oliva, se postaram ao redor do gramado e acompanharam o trabalho do time de Dunga com a mão no fuzil, como se a qualquer momento fosse ser preciso agir. Do lado de fora, o governador do estado de Anzoátegui, Tarek Saab, faturava com a presença maciça de jornalistas. Com um medalhão dourado no pescoço, ele cumprimentava os venezuelanos um a um e não recusava um pedido para dar entrevistas. No muro que fica de frente para a arquibancada, havia duas placas com a mesma mensagem: "Tarek, o governador que mais fez por Anzoátegui". E havia ainda uma outra: "O governo revolucionário de Anzoátegui lhes dá as boas-vindas."

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL