O predomínio paulista na Copa São Paulo de juniores corre o risco de ser quebrado na edição deste ano. Dos 32 times classificados à segunda fase, cujos jogos acontecem hoje e amanhã, "apenas" a metade é do Estado. As 16 equipes "estrangeiras" representam outros 12 Estados do país. O que possui mais classificados é o Paraná, que viu três times avançarem (Coritiba, Londrina e Paraná). Goiás também se destaca, por ter classificado duas equipes: o Goiás - maior sensação do torneio na primeira fase, com três vitórias, 18 gols a favor e nenhum contra - e o Vila Nova. O Rio Grande do Sul também aparece com dois clubes (Inter e Grêmio). Na edição de 2005, 19 clubes paulistas alcançaram a segunda fase. Somente outros oito Estados do país estiveram representados pelas demais 13 equipes. O poder de fogo dos grandes clubes de São Paulo também diminuiu. Neste ano, apenas Corinthians, Santos e Portuguesa superaram a fase inicial. Em 2005, além de corintianos e santistas, Palmeiras - com suas equipes A e B - e São Paulo também avançaram. O time do Canindé não se classificou na ocasião.