ESPORTES
Terça-feira, 04 de Dezembro de 2007, 18h:54
A
A
ESTADUAL 2008
Riva apresenta projeto para os clubes
O deputado estadual reapresentou o projeto de lei que determina ao governo ajuda de R$ 1,5 milhão aos clubes mato-grossenses
ADMAR PORTUGAL
Da Reportagem
Em 2006, deputados, dirigentes de clubes, cronistas esportivos, representantes da Federação, torcedores e imprensa acompanharam a elaboração da proposta do deputado José Riva (PP) que definiu aporte, à época, aos clubes de futebol profissional de Mato Grosso. A emenda à Constituição assegurando recursos fora aprovada e acatada em fevereiro do mesmo ano pelo governador Blairo Maggi (PR). Com objetivo principal de consubstanciar as equipes profissionais que disputam o campeonato estadual de futebol, o incentivo financeiro iniciou com a partilha de R$ 1,5 milhão, reeditada em 2007 e reapresentada ontem para vigorar em 2008 com distribuição diferenciada. Conforme o novo projeto de lei, o Governo disporá de R$ 1,5 milhão, distribuído da seguinte forma: R$ 900 mil para os 20 clubes participantes da fase classificatória e R$ 500 mil para os 12 clubes que disputarem a segunda fase. O valor restante (R$ 100 mil) será assim distribuído: R$ 60 mil para o campeão e R$ 40 mil para o vice. Segundo o deputado José Riva, a regra privilegiando o primeiro colocado é uma forma de garantir mais condições para competir na Serie C do Campeonato Brasileiro. Abre perspectiva de montar uma grande equipe, pois tem o direito de escolher e contratar atletas destaque de outras equipes, disse. A premiação ao campeão e ao vice será entregue no início da competição nacional em que os clubes estiverem inscritos. A ressalva é que caso os clubes não se inscrevam, imediatamente após o campeonato de 2008 deixarão de receber os valores reservados para a premiação. O parlamentar observa que os valores repassados aos clubes deverão ser aplicados exclusivamente para o pagamento de salários aos jogadores e comissão técnica. Os beneficiados deverão prestar contas da aplicação dos recursos no prazo máximo de 60 dias contados da data do término do campeonato, destaca e completa: a idéia de subsidiar os clubes criou expectativa e desafios a outros municípios para participarem. Além de animar os dirigentes e haver rigor na aplicação dos recursos com fiscalização continuada, outras agremiações surgiram para disputar o campeonato estadual. O Campeonato Mato-grossense de Futebol de 2008 terá início dia 19 de janeiro, em Sinop. No pontapé inicial, o maior de todos os tempos em número de participantes, marcará a estréia do time local diante do Luverdense, atual campeão da Copa Mato Grosso. O jogo está marcado para 20h10, no Gigante do Norte, e válido pela Chave A. Ainda no sábado se enfrentam Vila Aurora x Palmeiras no Luthero Lopes, em Rondonópolis, pela Chave C. No domingo outros seis jogos completam a primeira rodada. (Com assessoria)