ESPORTES
Segunda-feira, 06 de Julho de 2009, 20h:25
A
A
PALMEIRAS
Obina agradece por carinho recebido
Mais magro e feliz pelos dois gols marcados contra o Avaí, o atacante promete mais gols para a alegria da torcida palmeirense
ALEX SABINO
Da Agência Estado São Paulo
Autor de cinco gols em oito jogos pelo Palmeiras, Obina mantém a postura de quando não balançava a rede nem em treino. A conversa continua fácil e as risadas também. Mas há uma diferença entre o atacante do Flamengo e o que está no Palmeiras. Ele afirma que, no Palestra Itália, recebe mais carinho. "No Flamengo faltou um pouco de compreensão e carinho. Aqui as pessoas estão reconhecendo mais o meu trabalho" Mas também não é só isso. Obina está três quilos mais magro. Chegou com 86 quilos, agora está com 83. "Tinha que me dedicar de corpo e alma ao Palmeiras. Coloquei na cabeça que venceria no clube", disse o autor de dois gols na vitória da equipe por 3 a 0 sobre o Avaí. No desembarque da delegação, na manhã de ontem, ele prometeu que não vai parar por aí. "Vou melhorar mais ainda. Vem mais...", garantiu. Obina faz trabalho físico depois que o treino acaba, sob a supervisão do preparador Omar Feitosa. Também foi submetido a um processo de reeducação alimentar elaborado pela nutricionista Patrícia Teixeira. "Pelos últimos testes realizados, alcançamos o resultado esperado", disse ela, que foi levada para o clube por Vanderlei Luxemburgo. "É sacrificante, mas é uma dieta que me deixa bem", contou Obina. Mas o goleador admite ter cometido excessos que prejudicaram seu desempenho dentro de campo. Algo que acabou desde que desembarcou em São Paulo. "Acho que o estilo do futebol paulista também me ajudou. Aqui as equipes procuram manter mais a posse de bola. Isso ajuda quem está na frente porque é mais acionado", analisa. Isso ele percebeu na Ressacada. Além de ter feito dois gols, teve oportunidades de anotar outros. Poderia ter se aproximado mais de Felipe, do Goiás, atual artilheiro do Campeonato Brasileiro, com sete gols Como principal homem de referência no ataque, Obina fez o pivô para as chegadas de Ortigoza, Cleiton Xavier e Diego Souza. Deu muito certo. Por isso, ele é grato ao interino Jorginho. Assim como é a todos no Palmeiras, clube em que recebeu o carinho perdido no Rio de Janeiro. "O time é muito maduro e ajuda quem chega. Está todo mundo se esforçando para conseguir os resultados pelo Jorginho. Estamos no caminho certo." Melhor para o treinador que ainda vai ser contratado pelo Palmeiras. Seja o favorito Muricy Ramalho ou qualquer outro, vai encontrar o time nas primeiras posições, a quatro pontos do líder Internacional. E a ponta da tabela pode vir com os gols de Obina, agora cheio de amor. "Meu objetivo era fazer gols para recompensar o incentivo que recebi aqui." DIETA - Para ajudar Obina a fechar a boca, a primeira ordem da nutricionista Patrícia Teixeira foi cortar os alimentos gordurosos "Preparamos um cardápio rico em proteínas, normal em carboidratos e pobre em gordura", diz. "E nada de frituras." A nutricionista, experiente no assunto - já trabalhou no Real Madrid e Santos, entre outros clubes -, acompanha diariamente o que os palmeirenses comem. "Vou também à casa dos atletas. Ainda não fui à do Obina, mas irei." O ex-flamenguista tem de seguir à risca um cardápio que conta com fruta, cereal, pão e leite no café da manhã; salada variada, uma carne, duas colheres de feijão e duas de arroz no almoço; uma fruta antes do treinamento e um sanduíche natural com suco depois dos trabalhos; e uma jantar leve, com menos carboidrato. "Já percebi a diferença (no físico de Obina), ele está animado", conta a nutricionista.