ESPORTES
Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2009, 23h:19
A
A
FUTEBOL
Messi e Marta são os melhores do mundo
O argentino foi eleito com 1.073 pontos, contra 352 de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que ficou em segundo. O brasileiro Kaká ficou em quarto,
O meia-atacante Lionel Messi, 22, comprovou o favoritismo e foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo de 2009, na festa de gala realizada ontem em Zurique (Suíça). No feminino, a atacante brasileira Marta, do Santos, foi eleita também ontem, pela quarta vez consecutiva, a melhor jogadora do mundo em 2009 e se transformou na maior vencedora da história do prêmio concedido pela Fifa. A jogadora de 23 anos ganhou o prêmio pelo quarto ano consecutivo, superando assim o atacante Ronaldo, o ex-meia francês Zinedine Zidane e a alemã Birgit Prinz, que receberam o troféu três vezes cada. Na eleição deste ano, Marta, a mais jovem das finalistas, somou 833 pontos. A segunda colocação ficou com Prinz, que fez 290. A inglesa Kelly Smith foi a terceira, a brasileira Cristiane ficou em quarto e a alemã Inka Grings terminou no quinto lugar. Messi foi eleito com 1.073 pontos, contra 352 do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que ficou na segunda colocação. O meia-atacante brasileiro Kaká, que também atua no Real, ficou em quarto, atrás de Xavi e logo à frente de Andrés Iniesta, ambos do Barcelona. Com a conquista, o meia-atacante natural de Rosario, que construiu toda sua carreira como atleta profissional na Espanha, tornou-se o primeiro argentino a ser eleito o melhor do mundo pela Fifa. "É uma grande honra receber esse prêmio, porque foi dado por companheiros de outras seleções. Foi um ano magnífico para o Barcelona, para os meus companheiros a para mim", disse Messi. Esta é a terceira vez consecutiva que Messi é indicado na eleição feita por meio de voto direto de técnicos e capitães de todas as seleções nacionais filiadas à Fifa. Nos dois últimos anos, ele acabou na segunda colocação. Messi acabou eleito o melhor jogador do Mundial. Ele já havia conquistado prêmio semelhante da Copa dos Campeões e a Bola de Ouro-2009, concedida pela revista "France Football" ao melhor do planeta. Pelo quinto ano consecutivo a Bola de Ouro e o prêmio da Fifa, os dois principais na escolha de melhor do mundo, consagram o mesmo jogador. A última discordância registrada foi em 2004, quando a revista premiou o ucraniano Andriy Shevchenko e a entidade que controla o futebol homenageou o brasileiro Ronaldinho. MARTA "Foi um ano praticamente perfeito, em que fiz a minha estreia na liga americana. Tivemos uma temporada regular muito boa, mas acabamos perdendo no último jogo. Foi muito positivo. A minha ida e das meninas para o Brasil também foi de grande importância. Queremos ver o futebol feminino como uma realidade", disse a jogadora. Sem grandes competições com a seleção neste ano, a melhor jogadora de 2009 se destacou defendendo duas equipes: o Los Angeles Sol e o Santos. Marta começou a temporada como a maior atração não apenas da equipe da Califórnia, como de toda a WPS, a liga feminina norte-americana profissional de futebol. Artilheira da competição, a brasileira ajudou o time de Los Angeles a ser vice-campeão da liga antes de ser emprestada por três meses ao Santos. De volta ao futebol brasileiro, Marta conquistou os títulos da Copa do Brasil e da primeira edição da versão feminina da Taça Libertadores da América. A camisa 10 encerrou o ano ajudando a seleção a ganhar Torneio Internacional Cidade de São Paulo, encerrado no domingo, com uma goleada por 5 a 2 sobre o México, no Pacaembu.