ESPORTES
Sexta-feira, 04 de Setembro de 2009, 08h:09
A
A
CORINTHIANS
Marcelo Mattos quer recuperar imagem
O volante deixou o clube em 2007, pouco antes do rebaixamento. Agora em sua volta, quer mostrar que pode ajudar nos títulos
ALEX SABINO
Da Agência Estado São Paulo
Marcelo Mattos voltou para apagar a última imagem deixada no Corinthians. Ele fez parte do elenco corintiano rebaixado para a Série B do Brasileiro em 2007. Agora, neste retorno, fez de tudo para mostrar que sua identificação é forte com o time do Parque São Jorge. A primeira medida, durante a apresentação oficial ontem, foi o já surrado gesto de beijar o escudo do uniforme. Mas depois o volante reclamou até das cores do Panathinaikos, clube grego onde estava atuando. "Estranhei a primeira camisa (do Panathinaikos, onde ficou duas temporadas). Era verde. Mas um verde bem diferente do Palmeiras", disse o volante de 25 anos, que chega ao Corinthians para substituir o também volante Cristian, negociado recentemente com o Fenerbahçe, da Turquia. Marcelo Mattos foi um dos reforços contratados pelo Corinthians na época da parceria com a MSI. Conquistou o título brasileiro de 2005. "Depois daquele ano, a pressão foi muito grande. Sempre estavam sendo divulgadas notícias ruins na imprensa e ninguém tinha segurança do que aconteceria mais para frente. Era tanta briga fora de campo que complicou quem estava no elenco", lembrou. O volante não fez parte da derrocada final do Corinthians rumo ao rebaixamento do Brasileirão, porque foi negociado com o Panathinaikos em julho de 2007, no meio do campeonato. Mas sabe que sua imagem foi associada, mesmo que indiretamente, ao time que caiu. "Não havia o que fazer em 2007. Agora quero dar sequência ao trabalho que iniciei no Corinthians", avisou Marcelo Mattos. Ao lado do meia argentino Defederico, outro recém-contratado pelo Corinthians, Marcelo Mattos foi ao gramado do Pacaembu no intervalo do clássico da última quarta-feira, contra o Santos. E, empolgado com a recepção da torcida, assistiu à vitória corintiana, que levou a equipe ao quinto lugar no Brasileirão. Marcelo Mattos confessou que a sua intenção inicial não era voltar ao futebol brasileiro agora. Queria continuar na Europa. Mas, em mais um passo da estratégia de conquistar a torcida corintiana, ele disse que, quando chegou a oferta do Corinthians, não pensou duas vezes. "Eu sabia que seria muito bem recebido. Realmente preferia continuar na Europa, mas não tinha como recusar a proposta do Corinthians", explicou o jogador. A primeira coisa que chamou a atenção do volante nesta volta ao Parque São Jorge é o clima dentro do elenco. Segundo ele, não tem nem como comparar com a situação do clube da época em que partiu para o futebol grego. "É bem diferente. Hoje parece que todos têm prazer em jogar pelo Corinthians. Existe tranquilidade para trabalhar. O pessoal está com a cabeça boa, independentemente dos resultados", contou Marcelo Mattos. Sobre a estreia, Marcelo Mattos não marcou uma data. Mas a expectativa é que ele possa jogar na próxima rodada do Brasileirão, dia 16 de setembro, contra o Coritiba. E, depois de dois anos no futebol grego, o volante disse acreditar ser hoje um jogador diferente do que defendeu o Corinthians anteriormente Mas, como não poderia faltar num discurso direcionado para a torcida, ele garantiu que uma coisa não vai faltar jamais: "raça". "Posso assegurar que isso vai existir sempre. É disso que esta torcida gosta. Mas você sempre muda um pouco quando passa pelo futebol europeu. Meu passe e marcação creio que estão melhores. O chute forte continua igual", disse Marcelo Mattos.