ESPORTES
Segunda-feira, 20 de Junho de 2011, 20h:59
A
A
COPA AMÉRICA
Mano diz que a Argentina é favorita
Na apresentação da seleção, que hoje embarca para a Argentina, o técnico brasileiro disse que buscar o tricampeonato não será fácil
Mano Menezes iniciou os trabalhos para a Copa América evitando polêmicas e rasgou elogios às principais estrelas da competição. O técnico, no entanto, não deixou de alfinetar Messi, que ainda não conseguiu repetir na seleção argentina o mesmo sucesso do Barcelona. Às vezes os jogadores arrebentam nos seus clubes, mas não conseguem um bom desempenho na seleção. O Messi faz maravilhas no Barcelona, mas não conseguiu fazer um bom Mundial na África do Sul, disse Mano Menezes, em entrevista coletiva no primeiro dia de trabalhos da seleção para a competição. A despeito da observação sobre o craque argentino, Mano elogiou o camisa 10 argentino e outros destaques da Copa América. Neymar, constantemente comparado a Messi, e Forlán, também foram lembrados. "Temos grandes jogadores na América do Sul. Uns estão mais acima, outros abaixo. Mas nada que não os deixe brilhar como atletas citados [Neymar e Messi]. O último jogador sul-americano que foi destaque foi o Forlán, escolhido o melhor da Copa", disse Mano. Os jogadores se apresentaram ao treinador ontem, no Rio de Janeiro. Até o embarque para a Argentina, às 18h40 de hoje, o elenco será avaliado pelo departamento médico. Neymar, Elano e Ganso, que seguem a serviço do Santos até amanhã, quando disputam a final da Copa Libertadores, encontram o grupo já na Argentina. "Nós temos uma base que foi utilizada na maioria dos jogos e provavelmente a maior parte dessa base vai entrar no jogo de estreia contra a Venezuela. Se vão estar os três jogadores do Santos ou não é importante esperar os treinos", completou. DISCURSO RESPEITOSO - Atual bicampeão da Copa América, o Brasil terá um tarefa árdua na competição que se inicia no dia 1º de julho: vencer pela terceira vez seguida justamente na casa do maior rival, a Argentina, que vê no torneio a grande chance de quebrar um jejum de títulos que dura desde 1993. Para o técnico Mano Menezes - que lembrou a falta de conquistas recentes do adversário - o time comandado por Lionel Messi é favorito por jogar em casa, mas só "na teoria". "A Argentina é favorita, da mesma maneira como o Brasil é favorito para ganhar a Copa de 2014. Se analisarmos o fator local e considerarmos o jejum que a Argentina atravessa em termos de conquistas... Claro que eles fizeram o planejamento pensando em fazer o melhor e se colocar como um dos favoritos. Mas isso, por enquanto, é mera teoria. A competição vai começar no dia 1º, e aí sim nós vamos ver quem, na prática, com seu desempenho, vai se colocar como favorito para ganhar a competição", afirmou. Sempre com o discurso de respeitar todos os oponentes, Mano admitiu que um dos três rivais da primeira fase se destaca me relação aos demais: o Paraguai. Porém, Venezuela e Equador - as outras duas seleções do Grupo B - não podem ser menosprezadas: para o técnico, o adversário da estreia brasileira na Copa América fez um jogo de igual para igual com a campeã mundial Espanha, apesar de ter saído derrotado por 3 a 0 em amistoso. "Teoricamente o Paraguai pode ser um adversário mais difícil, mas não estou dizendo com isso que Venezuela ou Equador não vão nos trazer dificuldades. Foi possível ver um bom jogo da Venezuela diante da Espanha, não tivesse tido duas ou três falhas individuais. Na parte ofensiva teve um jogo parelho com a Espanha", elogiou.