ESPORTES
Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011, 18h:54
A
A
PALMEIRAS
João Vitor, Luan e Valdivia são punidos
Os três jogadores do Palmeiras foram punidos pelo STJD por ter provocado briga no clássico contra o Corinthians, na última rodada do Brasileirão
As polêmicas dentro das quatro linhas do clássico entre Corinthians e Palmeiras, que deu o título ao Alvinegro na última rodada do Brasileirão, mandaram, ontem, cinco atletas para o banco dos réus do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Pelo lado corinthiano, os zagueiros Leandro Castán e Wallace foram os julgados. Pelo Verdão, os representantes na berlinda foram Valdívia, João Vítor e Luan. De acordo com a súmula do jogo, o chileno Valdívia, reincidente no Tribunal, foi expulso logo aos dois minutos do segundo tempo por uma suposta cotovelada no adversário Jorge Henrique. Durante a sessão, foi exibida uma prova de vídeo da agressão do camisa 10, que foi enquadrado no artigo 254-A (praticar agressão física durante a partida) mas logo desclassificado para 254 (praticar jogada violenta) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Por maioria de votos, o jogador foi punido com dois jogos de suspensão. Já o atacante Luan pegou um gancho de cinco partidas. Também indiciado no artigo 254-A, o jogador palmeirense foi flagrado, através de prova de vídeo, dando chutes em Jorge Henrique já no fim do jogo. Outro atleta do Palmeiras suspenso por maioria de votos, mas por apenas uma partida, foi o volante João Vítor (artigo 254) que foi desqualificado para o artigo 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida) por ter agredido Jorge Henrique com um pontapé. Por fim, o também zagueiro Leandro Castán (artigo 254-A) foi o único absolvido no STJD. Por maioria de votos, a comissão disciplinar entendeu que o jogador corinthiano não mereceu ser punido por ter sido o único identificado pelo árbitro Wilson Luiz Seneme durante uma confusão generalizada no gramado aos 43 minutos do segundo tempo. Nas palavras do relator Paulo Bracks, Castán foi pego para Cristo na súmula. Pagamento atrasado - A diretoria do Palmeiras atrasou o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos jogadores e a todos funcionários do clube, mas promete quitar a dívida ainda hoje. Já está sendo pago hoje. Ficou pendente uma parte do 13º para todo mundo, porque infelizmente atrasou uma receita nossa. Mas praticamente está sendo pago tudo amanhã (hoje), se faltar alguma coisa, informou o diretor financeiro, Walter Munhoz, ontem. Além disso, o departamento financeiro trata com o banco Banif sobre a prorrogação do prazo para o pagamento da dívida referente à contratação de Valdivia, adquirido pelo ex-presidente Luiz Gonzaga Belluzzo em julho de 2010. O valor era de R$ 14 milhões e aumentará com os juros. O diretor jurídico do clube, Piraci Oliveira, detonou a gestão passada e afirmou que a temporada de 2012 será melhor em termos financeiros. "Foram pagos 50 milhões em relação a transações da gestão passada. Existia uma nítida falta de transparência nas prestações de contas anteriores. Havia ainda uma situação em que o mesmo crédito foi dado como garantia para dois credores", declarou Piraci, em entrevista à Rádio Jovem Pan.